Prefeitura busca fortalecer agricultura familiar

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Aparecida de Goiânia se reuniu com a Cooperativa Mista dos Agricultores

Postado em: 26-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura busca fortalecer agricultura familiar
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Aparecida de Goiânia se reuniu com a Cooperativa Mista dos Agricultores

Da redação 

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Aparecida de Goiânia, Ozair José, se reuniu na manhã de ontem (25), com o coordenador técnico da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos do Cerrado (CoopCerrado), Marcelo Jacinto do Egito. Na pauta da reunião estava a realização de parcerias entre a prefeitura, a cooperativa e demais entidades para o fortalecimento da agricultura familiar no município.

“Nosso objetivo é ajudar o pequeno agricultor a desenvolver suas atividades e assim gerar renda para sua família. Hoje a agricultura familiar é o modo de sustento de muitas famílias que vivem na zona rural de Aparecida e as parcerias vão auxiliar na melhoria da produção e com isso conquistar mais rendas e melhorar a qualidade de vida”, sublinhou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ozair José. A reunião contou com o ex-superintendente da secretaria de Indústria e Comércio de Aparecida, Ronnie Barbosa.

Continua após a publicidade

CoopCerrado 

A Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares, Extrativistas, Pescadores, Vazanteiros, Assentados e Guias Turísticos do Cerrado possui 4.100 famílias de agricultores em 300 comunidades cadastradas. Ao todo a cooperativa está presente em 82 municípios nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Tocantins.

Segundo a Constituição brasileira, materializada na Lei nº 11.326 de julho de 2006, considera-se agricultor familiar aquele que desenvolve atividades econômicas no meio rural e que atende alguns requisitos básicos, tais como: não possuir propriedade rural maior que 4 módulos fiscais; utilizar predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade; e possuir a maior parte da renda familiar proveniente das atividades agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural.

No ano de 2006, o IBGE realizou o Censo Agropecuário Brasileiro e ficou constatada a importância da agricultura familiar para a produção de alimentos no país. Principal responsável pela comida que chega às mesas das famílias brasileiras, a agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o País. O pequeno agricultor ocupa hoje papel decisivo na cadeia produtiva que abastece o mercado brasileiro: mandioca (87%), feijão (70%), carne suína (59%), leite (58%), carne de aves (50%) e milho (46%) são alguns grupos de alimentos com forte presença da agricultura familiar na produção.  

Veja Também