Após 40 dias, Iris fecha primeiro escalão

Com as posses de Gilberto Marques Neto na Amma e Fernando Meirelles na CMTC, peemedebista nomeou 24 secretários

Postado em: 11-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Após 40 dias, Iris fecha primeiro escalão
Com as posses de Gilberto Marques Neto na Amma e Fernando Meirelles na CMTC, peemedebista nomeou 24 secretários

Mardem Costa Jr.

Quarenta dias do início de seu mandato, o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) fechou o primeiro escalão da administração municipal ao dar posse nesta sexta-feira (10) aos dois últimos nomes ainda não anunciados. O médico veterinário Gilberto Marques Neto foi empossado presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e o advogado Fernando Meirelles é o novo presidente da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC). Ao todo, o primeiro escalão conta com 24 pastas.

Iris, durante discurso, voltou a bater na tecla da prudência para a escolha dos membros de sua equipe e negou influências políticas na composição. “Vocês vão notar o porquê da minha demora em escolher pessoas capacitadas para o bem-estar da população”. No entanto, o perfil dos secretários do prefeito é majoritariamente político. Com Meirelles, presidente regional do PTC, agora são quatro presidentes de partidos políticos como secretários. 

Continua após a publicidade

O peemedebista, ao comentar acerca do perfil dos novos membros do Paço, ressaltou que Gilberto Neto e Fernando Meirelles são jovens, capacitados e determinados e lembrou que conhece ambos desde criança – Neto é filho do desembargador Gilberto Marques Filho, presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), e Fernando é filho do ex-deputado Olinto Meirelles e do deputado estadual Cláudio Meirelles (PR).

Sobre Gilberto Neto, o prefeito agradeceu a disponibilidade do novo titular da Amma, em atender ao seu convite, feito dois dias antes da nomeação, e elogiou Neto, sublinhando a experiência do veterinário na iniciativa privada e o desafio que terá na pasta de modo a garantir a qualidade do meio ambiente, e consequentemente, o bem-estar da população.

Iris Rezende anunciou ainda ontem que os nomes de segundo e terceiro escalões estão praticamente definidos e devem ser anunciados até o final do mês. De acordo com informações obtidas por O HOJE, a demora nas nomeações dos escalões inferiores é causada pela política de contenção de gastos determinada pelo peemedebista. A questão financeira, aliás, ainda deve demorar a ser equacionada, de acordo com o secretário de Finanças, Oseias Pacheco. 

Dona Iris

A presença, ainda que com minutos de atraso, da ex-deputada Iris de Araújo (PMDB) não deixou de ser percebida e até mesmo anunciada por Iris. O peemedebista defendeu a esposa de questionamentos sobre a presença da primeira-dama na administração, apesar de não possuir nenhum cargo público.  

“Muitos até tem implicado pela assistência que ela dá, mas a Dona Iris sempre colaborou com as minhas administrações”, pontua. Aliados e adversários de Rezende acusam Iris de Araújo de ingerência nas decisões da prefeitura, visando as eleições de 2018. A peemedebista deve disputar novamente a eleição para deputada federal, após ter sido derrotada em 2014.

Transporte coletivo

Ao dar posse a Meirelles e ressaltar o desafio do novo presidente da CMTC em melhorar o transporte coletivo da Grande Goiânia, Iris Rezende aproveitou para teceu críticas ao ex-prefeito Paulo Garcia (PT). “Quando fui prefeito, entreguei ônibus novos e confortáveis. Cinco anos depois, começaram a inventar moda ao não reajustarem a tarifa de acordo com o previsto pelo contrato e ao estabelecer benesses sem critério”, assevera. 

Fernando Meirelles anunciou que somente nesta segunda-feira (13) tomará pé da situação do órgão, sendo evasivo quanto à questionamentos acerca da má qualidade do transporte coletivo. Questionado por O HOJE se a sua nomeação era adequada, já que não possui conhecimento prévio para lidar acerca de uma questão tão delicada, o advogado desconversou. “Esta é uma pergunta que deve ser feita a quem me nomeou”, diz. 

Veja Também