Assembleia conta com novas bancadas

Dois novos partidos - PDT e PRB - ganham espaço no plenário do Parlamento, cujas atividades serão retomadas esta semana

Postado em: 13-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Assembleia conta com novas bancadas
Dois novos partidos - PDT e PRB - ganham espaço no plenário do Parlamento, cujas atividades serão retomadas esta semana

Efetivado na vaga do deputado Renato de Castro (ex-PT, hoje no PMDB), que se elegeu prefeito de Goianésia, o deputado Karlos Cabral reativa a bancada do PDT na reabertura do segundo período da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Goiás. Outra nova bancada, a do PRB, também ganha representatividade no plenário com a posse do deputado Jefferson Rodrigues, que substituiu o deputado Santana Gomes (PSL) por determinação do Tribunal Regional Eleitoral em razão de recontagem dos votos na eleição de 2014.

Karlos Cabral tem domicílio eleitoral em Rio Verde e ficou na 1ª suplência do PT em 2014, após obter 15.254 votos. Em 2016, filou-se ao PDT para disputar a prefeitura local, mas não logrou êxito.

Jefferson Rodrigues é natural de Goiânia e obteve 36.369 no pleito de 2014, pelo PRB. Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, ele foi assessor especial e secretário extraordinário do governo de Marconi Perillo (PSDB).

Continua após a publicidade

PSDB

Na eleição de 2014, o PSDB elegeu 7 dos 41 deputados estaduais de Goiás. Hoje, dois anos depois, o partido tucano registra um crescimento de quase o dobro a sua composição política, totalizando 13 parlamentares na bancada, o que representa 31,7% de todo o Plenário.

O fermento tucano ganhou força no segundo semestre de 2016, quando o Congresso promulgou a Emenda Constitucional 91, que disciplinava prazos para que detentores de mandatos eletivos proporcionais (deputados e vereadores) trocassem de partido, em período determinado, sem a perda do mandato.

Em Goiás, a chamada “janela partidária” foi usada pelos deputados Helio de Sousa (então DEM), Carlos Antônio (então SD), Francisco Oliveira (então PHS) e Talles Barreto (então PTB), que optaram pelo PSDB. Vale lembrar que dois suplentes tucanos, Júlio da Retífica e Daniel Messac, foram efetivadas nos cargos em razão da indicação de Valcenôr Braz (PTB) para o Tribunal de Contas dos Municípios e da vitória de Zé Antônio (PTB) para a Prefeitura de Itumbiara.

Da relação de eleitos do PSDB em 2014, contam o atual presidente da Assembleia, José Vitti, Mané de Oliveira, Gustavo Sebba (líder da bancada), Iso Moreira, Marquinho Palmerston, Lêda Borges e Nédio Leite. 

Veja Também