Governo lança programa para desenvolver energia solar

Programa servirá para elaboração de políticas públicas e adoção de medidas para desenvolvimento da energia solar no Estado

Postado em: 17-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo lança programa para desenvolver energia solar
Programa servirá para elaboração de políticas públicas e adoção de medidas para desenvolvimento da energia solar no Estado

Renan Castro

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lançou, na tarde de ontem (16) o Programa Goiás Solar, no Palácio das Esmeraldas. O programa servirá para a elaboração de políticas públicas e adoção de medidas para o desenvolvimento da energia solar em Goiás.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha, os principais pontos para a realização do programa serão tributar, financiar, desburocratizar, desenvolver a cadeia produtiva, educar e conscientizar. “Buscaremos uma alteração formal do benefício fiscal em relação a usina de energia junto ao Confaz. E ainda isenção, por parte do Governo de Goiás, de ICMS durante 36 meses nos equipamentos utilizados para instalação das usinas”, disse.

Continua após a publicidade

Em 25 anos, a economia gerada pelo programa será de 1,8 bilhão. Atualmente, a energia solar responde por menos de 1% da matriz energética nacional e está muito abaixo do padrão mundial. A Alemanha, um País com menos incidência solar que o Brasil, já responde por 35% de toda a energia solar produzida no mundo e a China compete de igual para igual com o País europeu.

Goiás será um dos primeiros estados do Brasil, ao lado de São Paulo e Pernambuco, a isentar de ICMS os pequenos e micro geradores e consumidores de energia solar. Entre as principais ações do programa ainda constam a ampliação e a criação de linhas de crédito exclusivas para financiamento (como o FCO Sol e Goiás Fomento), a simplificação do licenciamento ambiental para instalação de usinas solares, o uso de placas solares nas casas dos programas habitacionais do Estado, o uso de energia solar em prédios públicos e o estímulo à vinda e criação de novos empreendimentos para o Estado.

O Governador Marconi Perillo, em breve discurso, destacou que “o programa terá começo, meio e fim”.  Ele ressaltou que o estado é o segundo no País na produção de etanol e começa agora um programa robusto na produção de energia solar. “Medidas estão sendo tomadas do ponto de vista tributário e de burocracia para implantação do programa. Goiás é um dos estados que mais produz energia limpa, entre outras fontes”, comentou.

O Goiás Solar será capilarizado para todas as regiões do estado, especialmente, aquelas regiões de baixo acesso, gerando oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Foto: Reprodução (Portal Solar)

Veja Também