Assembleia aprovará projeto sobre saúde mental

Projeto visa instituir em Goiás a Campanha Janeiro Branco

Postado em: 18-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Assembleia aprovará projeto sobre saúde mental
Projeto visa instituir em Goiás a Campanha Janeiro Branco

Renan Castro

O plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) discutirá, na próxima semana, o Projeto de Lei Nº 11/2017, de autoria do deputado estadual Virmondes Cruvinel (PPS), que visa instituir em Goiás a Campanha Janeiro Branco. O projeto já passou por Audiência Pública na Alego, no último dia 8, em parceria com a Associação dos Psicólogos de Goiás. Segundo o projeto, durante os meses de janeiro a Alego realizaria uma audiência pública para discutir o que foi feito em prol da saúde mental no ano anterior e o que poderia ser feito no ano seguinte, além de outras ações a serem realizadas no mesmo período.

Virmondes ressalta que o projeto caminha para aprovação com ampla maioria e irá “começar um debate para que se discuta a saúde mental não só no mês de janeiro, mas também em todo o ano”. “Como que o poder público está encarando esta realidade? Janeiro é o mês do ano que se inicia e sempre se faz reflexão sobre os projetos de vida. É preciso trazer para o debate esse tema”, pondera. 

Continua após a publicidade

A previsão para votação é para o mês de março e, se aprovado o projeto, todos os anos ocorrerão discussões com entidades de classe, Ministério Público e iniciativa privada “para orientar e despertar no cidadão a preocupação com sua saúde mental”, conforme Virmondes. “Serão ministradas palestras, campanhas de conscientização nas cidades e uma série de movimentações e fazer com que todos os anos ocorram esses trabalhos”, completa.

De acordo com Virmondes, no dia 3 de março, ocorrerá uma audiência pública com o secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, para debater o tema. “É preciso cobrar para que as autoridades públicas deem atenção para a causa da saúde mental, tanto na execução de políticas públicas quanto na destinação de orçamento para essa área”, destaca. Segundo o parlamentar, o projeto idealizará um trabalho de conscientização sobre a importância de buscar um profissional para ter orientações e evitar depressões e transtornos. “Isso dará segurança na qualidade de vida das pessoas”, garante.

“Acredito que existe boa vontade por parte da secretaria e que pode ser melhorado o trabalho na extensão de atividades nos municípios por meio das parcerias com profissionais capacitados e credenciados junto ao Ipasgo”, afirma.

O psicólogo Wadson Arantes, um dos envolvidos na campanha, acredita o projeto “será destaque como Novembro Azul, Outubro Rosa”. “Nós somos corpos, alma e mente. É preciso levar isso adiante para os políticos perceberem a importância dos profissionais na área de saúde mental para que eles sejam vistos”, enfatiza.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco tem como objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. O assunto – rodeado de tabus – ainda é muito pouco discutido, em meio a um aumento crescente do número de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito – aspectos mentais e emocionais que merecem atenção e cuidado. É necessário, antes de mais nada, que se compreenda o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e à sociedade como um todo. Com essa ideia em mente, a campanha pretende colocar a saúde mental em evidência, ao máximo, durante o primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem, por meio de profissionais habilitados, sua visão acerca do tema. 

Veja Também