Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Kajuru deve disputar vaga no Senado em 2018

Jorge Kajuru diz que foi estimulado por Iris para disputar vaga no Senado em 2018 em conversa sobre a Maternidade Dona Iris

Postado em: 03-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Kajuru deve disputar vaga no Senado em 2018
Jorge Kajuru diz que foi estimulado por Iris para disputar vaga no Senado em 2018 em conversa sobre a Maternidade Dona Iris

Venceslau Pimentel 

O vereador Jorge Kajuru (PRP) revelou ontem que foi estimulado pelo prefeito Iris Rezende (PMDB) a disputar uma cadeira no Senado, nas eleições de 2018. A conversa foi testemunhada pela primeira-dama Iris de Araújo (PMDB), que, segundo ele, está disposta a se candidatar para o mesmo cargo.

De acordo com o vereador, a conversa se deu quando ele discutia com os dois sobre a Maternidade Dona Iris, localizada na Vila Redenção, em Goiânia. “Ela até brincou comigo de que vai ser candidata ao Senado, e o prefeito Iris brincou dizendo que eu seria o candidato, e que ela deveria ser candidata a deputada federal”, conta Kajuru.

Continua após a publicidade

Para o vereador, é natural que a primeira-dama, que já foi deputada federal, coloque o nome dela na disputa. “Qual é o problema? Ela tem direito de ser candidata”, reforçou, salientando que sua intenção é concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados. O compromisso de ficar apenas dois anos na Câmara de Goiânia foi registrado em cartório. “Quem votou em mim sabe que vou ficar aqui somente dois anos, porque tenho um projeto em Brasília para representar Goiás”. A assessoria do prefeito disse que a sucessão de 2018 não está no foco dele, porque está voltado para a administração da prefeitura da cidade, e que, portanto, esse debate não existe.

Nas eleições de 2016, Kajuru conquistou 37.796 votos, sendo o mais votado para a Câmara da capital. Nas eleições de 2014, ele tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, não logrou êxito, apesar de ter registrado 106,291 votos.

Kajuru saiu em defesa da primeira-dama, de críticas de que ela estaria à frente de decisões que seriam de competência do prefeito. “Ela tem capacidade de nomear secretário, chefe de gabinete, quem ela quer em presidência de empresa públicas municipais. Que ela tem força e influência, ela tem. É esposa. É natural que ele (Iris) ouça a dona Iris. Não vejo isso como negativo. De forma alguma”, disse.

Na sessão de ontem, o vereador Delegado Eduardo Prado (PV) apresentou requerimento endereçado à Procuradoria-Geral do Município, em que solicita informações sobre as atribuições institucionais da primeira-dama. “A administração do prefeito Iris Rezende Machado tem sido marcada por denúncias de que a primeira-dama estaria usando a estrutura da prefeitura para viabilizar uma possível candidatura a deputada estadual nas eleições de 2018”.

Na justificativa, o vereador também salienta que as redes sociais oficiais da prefeitura mostram Iris de Araújo “protagonizando/participando de diversos eventos administrativos”.

Veja Também