Prefeitura e Codese firmam parceria

Conselho, representado por diversos segmentos da sociedade civil organizada, atua em conjunto com a gestão municipal, fornecendo estudos, dados e instrumentos para melhoria da gestão pública

Postado em: 11-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeitura e Codese firmam parceria
Conselho, representado por diversos segmentos da sociedade civil organizada, atua em conjunto com a gestão municipal, fornecendo estudos, dados e instrumentos para melhoria da gestão pública

Da redação

O prefeito Iris Rezende assinou nesta ontem (10), com o Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese) o Termo de Cooperação que sela o início da parceira entre as duas partes. O objetivo é abastecer a administração municipal de instrumentos que proporcionem maior agilidade e efetividade na elaboração de políticas públicas, na prestação de contas à população e na aferição de resultados dos projetos implantados. Codese e prefeitura já conversam sobre a parceria desde o início do ano, quando tomou posse o prefeito Iris Rezende, presidente de honra da entidade.

Durante solenidade realizada na na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Iris Rezende afirmou que a a parceria com o Codese é o início de um novo mutirão, que sociedade e poder público se unem para tirar Goiânia da situação em que se encontra. ‘Sentindo o poder público pequeno para solucionar tantos problemas, instituímos um mutirão em Goiânia, em 1966. Agora, de novo, a cidade vivendo momentos difíceis, a própria sociedade organizada se constituiu em entidade, o Codese, para colaborar com a administração municipal. É um novo mutirão que se institui em Goiânia’. 

Continua após a publicidade

Segundo Renato Correia, presidente do Codese, a assinatura do Termo de Cooperação dá legalidade para que o Conselho, representado por diversos segmentos da sociedade civil organizada, atue em conjunto com a gestão municipal, fornecendo estudos, dados e instrumentos para melhoria da gestão pública, a fim de alcançar o resultado esperado, de colocar Goiânia entre as melhores cidades do Brasil para se viver, até o ano de 2033, quando a capital goiana completa 100 anos de fundação. ‘Gostaria de parabenizar o prefeito Iris Rezende pela coragem e disposição em aceitar o desafio para construir, junto com a sociedade civil organizada, uma cidade melhor.

Há cerca de dois anos, as câmaras técnicas do Codese desenvolvem estudos específicos em diferentes áreas do desenvolvimento para embasar ações da gestão, com vistas ao melhoramento do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH), dado utilizado para medir o grau de desenvolvimento das cidades em todo o mundo. ‘Agora, temos o primeiro passo na caminhada pós-planejamento. Esse termo sela a operacionalização de todo o trabalho realizado até aqui’, resume Correia.

O Termo de Cooperação traz no seu bojo as medidas que deverão ser adotadas em parceria entre as duas instituições. Na prática, o Codese subsidiará, com recursos intelectuais e de operacionalização, algumas ações que devem, em médio prazo, aumentar significativamente a atuação do poder público junto à comunidade. A informatização dos serviços, por exemplo, é uma das medidas que devem provocar impacto imediato na prestação de serviços, diminuindo a burocracia e o tempo de resposta para o cidadão.

Além disso, baseado em estudos feitos pelas 11 câmaras técnicas, compostas por profissionais e estudiosos de áreas específicas, o Codese indicará pontos de fragilidade no desenvolvimento da cidade, bem como apresentará alternativas para sanar tais gargalos. Todos os pontos elencados pelo conselho e as metas a serem alcançadas foram entregues ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende, ainda quando candidato, no ano passado, detalhadas no documento Goiânia 2033, o Centenário. 

Veja Também