Governo implantará PLE em Anápolis

Município é considerado polo educacional da região Centro Goiano, com universidade, faculdades, além de vários alunos do ensino fundamental e médio

Postado em: 16-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Governo implantará PLE em Anápolis
Município é considerado polo educacional da região Centro Goiano, com universidade, faculdades, além de vários alunos do ensino fundamental e médio

Renan Castro 

O Governo de Goiás irá implantar em Anápolis o Passe Livre Estudantil (PLE). Uma audiência pública foi realizada na manhã de ontem (15), no Teatro Municipal da cidade para o lançamento do programa. O evento contou com a participação de autoridades municipais e estaduais, e um auditório com mais de 200 estudantes.

O deputado estadual Carlos Antonio (PSDB), interlocutor do projeto, comandou a mesa diretiva e destacou a importância da implantação do PLE no município. A deputada Isaura Lemos (PCdoB) também participou do evento e enfatizou a importância do programa não só para Anápolis, mas para todo o Estado de Goiás. As principais entidades estudantis agradeceram ao deputado pela conquista.

Continua após a publicidade

Carlos Antonio adiantou que, inicialmente, 15 mil estudantes serão beneficiados com o PLE. “A expectativa do Governo é a de investir R$ 9 milhões neste ano e mais R$ 10 milhões em 2018.”

A reivindicação do deputado foi baseada no fato de Anápolis ser polo educacional da região Centro Goiano, com universidade, faculdades, além de vários alunos do ensino fundamental e médio. “Esse fato deixa evidente a sensibilidade do governador Marconi Perillo (PSDB) em atender a reivindicação de um município que movimenta cerca de 70 mil estudantes. Anápolis oferece educação fundamental, médica, técnica e superior, recebendo estudantes de praticamente todo o País. Portanto, esse benefício que chega é muito bem vindo”, explica Carlos Antonio.

O deputado afirma que já conversou com os parlamentares na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e garante que o projeto será aprovado. “Semana que vem o projeto vai para votação no plenário da Alego”, ressalta Carlos Antônio. Conforme o parlamentar, o projeto de implantar o PLE em Anápolis foi de iniciativa dele, do governo do Estado e do prefeito da cidade, Roberto Naves (PTB). Carlos Antônio agradeceu também ao secretário de Governo, Tayrone Di Martino, e ao superintendente da Juventude, Leonardo Felipe, que se colocaram à disposição do mandato dele. “Trata-se de uma feliz parceria. A propósito, toda a estrutura de Tecnologia da Informação (TI) com as empresas que operam o transporte coletivo no município já está montada”, colocou.

O prefeito Roberto Naves participou da abertura do evento, mas a Prefeitura foi representada na mesa dos trabalhos pelo vice-prefeito Pastor Marcio Cândido (PSD), que é secretário municipal de Governo. Também integraram a mesa a presidente do Conselho Estadual da Juventude, Aava Santiago, e representantes das principais entidades estudantis no município e no Estado.

O Programa

O PLE é um programa do Governo de Goiás que beneficia qualquer estudante que estiver matriculado em uma instituição de ensino. De acordo com o Governo de Goiás, mais de 60 mil estudantes já foram beneficiados em quatro anos de projeto. O deputado estadual Carlos Antonio pede para estender o programa para a cidade de Anápolis e Catalão, contemplando mais de vinte mil alunos no total – 15 mil  apenas em Anápolis. 

Veja Também