Caiadistas monitoram ações de Mendanha no Entorno do DF

Prefeito de Aparecida de Goiânia tem conversado com lideranças do DF e Entorno | Foto: Reprodução

Postado em: 07-05-2021 às 08h10
Por: Samuel Straioto
Imagem Ilustrando a Notícia: Caiadistas monitoram ações de Mendanha no Entorno do DF
Prefeito de Aparecida de Goiânia tem conversado com lideranças do DF e Entorno | Foto: Reprodução

Lideranças Caiadistas têm monitorado as conversações do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), com agentes políticos da região do Entorno do Distrito Federal. Partidos da base do governo têm procurado agir para neutralizar articulações de membros da oposição. O Entorno é um dos maiores colégios eleitorais e é alvo de atuação de diferentes forças políticas. Mendanha conversou, por exemplo, com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, também do MDB.

O Entorno do Distrito Federal tem sido observado por emedebistas que tentam recuperar espaço perdido nos governos do PSDB. Por falar nos tucanos, também há movimentações de tentar reconstruir imagem na região. A avaliação de membros do partido é que há um desgaste menor no Entorno do que em outras localidades do estado, por uma maior ligação dos moradores com Brasília e menor com Goiânia. Já a base governista também tem atuado no Entorno, no sentido de ampliar alianças e pavimentar caminho sólido para Caiado buscar a reeleição no ano que vem.

Caiadistas têm observado movimentos políticos de Gustavo Mendanha fora dos limites da Região Metropolitana de Goiânia. Mendanha ao lado do presidente estadual do MDB, Daniel Vilela são nomes que o partido pode apresentar para a disputa eleitoral do ano que vem. Nesta semana, o prefeito de Aparecida de Goiânia esteve com o governador do DF, Ibaneis Rocha, que já protagonizou algumas discórdias com Ronaldo Caiado. Agentes políticos ligados ao governo goiano avaliam com cautela os movimentos de Mendanha, pela possibilidade de atração do MDB para o grupo Caiadista.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que na última semana, o prefeito Gustavo Mendanha esteve em Brasília na tentativa de buscar mais recursos para Aparecida e aproveitou a agenda para fazer política. Na ocasião, Gustavo dormiu em Luziânia e se reuniu à noite com o deputado federal Célio Silveira (PSDB), que cogita ir para o MDB ou para o DEM, com o prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (MDB), e com o presidente do MDB de Anápolis, Márcio Corrêa, terceiro colocado nas eleições 2020, com votação expressiva. Nos bastidores a informação era de que a conversa foi totalmente focada nas eleições de 2022.

Após o encontro, Caiadistas sondaram o prefeito Pábio Mossoró. Ele havia aberto diálogo para possível filiação do DEM, mas as articulações esfriaram para evitar desgastes com emedebistas. A reportagem conversou com lideranças políticas da região que preferiram publicamente não se manifestar neste momento. A intenção é de aguardar um pouco mais as movimentações políticas e tentar atrair insatisfeitos de algumas legendas.

Os partidos aliados ao governo tentam ampliar as bases de apoio, mas sem investir com força em prefeitos e vereadores filiados ao MDB, pelo menos neste momento. O Democratas deu um salto no número de prefeituras em Goiás, saindo de dez prefeitos em 2016, para 62 em 2020. Agora, pouco mais de cinco meses após o pleito, o partido já soma 76 gestores municipais espalhados no estado. Outras legendas também têm procurado aumentar a capilaridade, no sentido de fortalecer projetos para vagas na Câmara Federal e até mesmo no Senado.

Veja Também