Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Empossado novo secretário de Desenvolvimento

Marconi Perillo lançou ainda o Novo Banco do Povo que terá linhas de crédito e atendimento mais modernos

Postado em: 22-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Empossado novo secretário de  Desenvolvimento
Marconi Perillo lançou ainda o Novo Banco do Povo que terá linhas de crédito e atendimento mais modernos

Renan Castro

O governador Marconi Perillo empossou ontem (21) o novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), Francisco Gonzaga Pontes. Empresário do setor metalúrgico e natural de Anápolis, Francisco substitui Luiz Maronezi, que comandava a SED desde 12 de julho do ano passado. Maronezi continuará integrado à Pasta, agora como superintendente executivo.

Segundo Marconi, Francisco foi indicado por Jovair Arantes (PTB), deputado federal, Roberto Naves (PTB), prefeito de Anápolis, e Henrique Arantes (PTB), deputado estadual. “Francisco sempre esteve comprometido com o projeto Tempo Novo em Goiás. E tenho certeza de que ele conduzirá com muita dedicação e competência a SED”, afirmou o governador.

Continua após a publicidade

Marconi ressaltou que a principal tarefa do secretário será a de tocar os trabalhos do programa Goiás Mais Competitivo e Inovador (GMCI) com comprometimento integral, sempre ao lado do setor produtivo. “Todos os avanços de multiplicação do PIB e das exportações ocorreram porque sempre demos as mãos aos empresários e assim fomos capazes de avançar”, disse.

O governador agradeceu o trabalho desenvolvido por Luiz Maronezi. “Um empresário que sempre foi, antes de tudo, um homem simples, honesto e focado; e que será um esteio para o Francisco”, declarou. Marconi elogiou, sobretudo, o trabalho realizado pelo vice-governador José Eliton, o primeiro a comandar a SED. “José Eliton foi quem desenhou comigo todo o projeto de inovação que temos para o nosso Estado”, pontuou.

Gonzaga assume a pasta em um momento de incertezas para a economia goiana no setor de carnes. Entre os maiores produtores de carnes do País, Goiás poder ser um dos estados mais prejudicados caso os impactos da Operação Carne Fraca da Polícia Federal (PF) sejam maiores. “Essa situação é preocupante para o País inteiro e não só para Goiás. Espero que o Governo Federal consiga reverter parte de tudo isso que está acontecendo. Isso é muito danoso para o nosso setor agropecuário”, explicou.

Com relação a qualificação profissional e inovação tecnológica, Gonzaga afirmou que o maior desafio será treinar os trabalhadores. “E ainda trazer escolas para qualificá-los para que tenhamos mais produtividade, qualidade e maior remuneração da mão de obra”, garantiu. “Estou pronto para desenvolver um excelente trabalho. A tarefa é árdua e eu sei disso, mas vamos trabalhar com afinco”, destacou o novo secretário.

Segundo Francisco, não há nenhum novo projeto em vista para ser realizado de imediato. “Todos os planejamentos já estão implantados na SED e estão em andamento. Nosso trabalho é seguir em frente com tudo o que está sendo feito”, pondera.

Banco do Povo

Na solenidade que empossou o secretário da SED, Francisco Gonzaga, foi lançado também o Novo Banco do Povo pelo Governo De Goiás. O Banco terá novas linhas de crédito e um modelo de atendimento mais moderno. O tempo para a concessão de crédito será menor. O objetivo é diminuir de até 35 dias para 10 a 15 dias. Haverá ainda o Banco do Povo Universitário, para atender recém-formados ou que tenham até três anos de formatura, e o Rural, para famílias que têm propriedades de até 10 alqueires ou 50 hectares e que estão enquadradas nos requisitos legais do Banco do Povo.

“Em 1999, nós instituímos o Banco do Povo em Goiás. Ao final de 2005, chegamos ao total de 243 municípios goianos. Depois deixamos o governo e o Banco do Povo foi deixado de lado. E a partir de 2012 retomamos e fomos melhorando o desempenho do Banco pouco a pouco. Hoje já estamos em quase 170 cidades novamente”, discursou o governador. De acordo com Marconi Perillo, a meta é que o Banco alcance todos das cidades goianas até o ano que vem.

Marconi afirmou que o crédito será ampliado para R$ 15 mil e ressaltou que, desde 1999, o Banco do Povo já emprestou mais de R$ 200 milhões. “E o mais importante: a inadimplência é a menor do País, menos de 1%”, garantiu Perillo. 

Veja Também