Presidente da CPI vê mentira em depoimento de Wajngarten e suspende sessão

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), disse que o ex-secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, após uma sequência de tentativas

Postado em: 12-05-2021 às 12h46
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Presidente da CPI vê mentira em depoimento de Wajngarten e suspende sessão
Ex-secretário de Comunicação presta depoimento na CPI da Pandemia nesta quarta-feira (12) | Foto: Reprodução

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), disse que o ex-secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, após uma sequência de tentativas de evadir de questionamentos por parte de Wajngarten.

O ex-secretário foi convocado a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), após entrevista a revista “Veja”, onde afirmou que houve “incompetência” do Ministério da Saúde, o que provocou atraso na aquisição de vacinas.

Wajngarten disse, na entrevista a revista, que o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), não podia ser responsabilizado e que havia recebido informações erradas no processo de compras de vacinas. “O presidente sempre disse que compraria toda e qualquer vacina uma vez aprovada pela Anvisa”, disse o ex-secretário.

Continua após a publicidade

Após a fala, Omar Aziz interveio. “Senhor Fábio, o senhor só está aqui por causa da entrevista da revista Veja. Se não a gente nem lembraria que o senhor existia, o senhor está me entendendo? É só por causa disso, não tem outra razão para você está aqui”.

“Não faça isso com a gente, todo mundo aqui está aqui por uma qualidade, a única qualidade que não chega aqui é menosprezar a minha inteligência pelo menos nas suas respostas, então, o senador Renan está demorando demais porque vossa excelência não está respondendo. O senhor está mentindo aqui para todos nós”, continuou Aziz.

“E aí ele está aqui tangenciando sobre as perguntas, depois a gente toma uma medida mais radical e aí vão dizer que nós somos isso e aquilo, por favor, não menospreze a nossa inteligência, ninguém é imbecil aqui”, afirmou Omar Aziz.

Entrevista

Ainda durante o depoimento, o relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), requereu os áudios da entrevista concedida por Wajngarten. Segundo Renan, o ex-secretário incriminou o presidente Jair Bolsonaro, e que, caso o ex-secretário tenha mentido a comissão, deve ser preso.

“Esse depoimento tem se encaminhado para um terreno muito ruim. Aqui tiveram dois ex-ministros que confirmaram a existência de uma consultoria paralela. Feita a pergunta ao depoente, ele diz desconhecer a existência desse grupo, mas é o contrário, vossa senhoria [Wajngarten] é a prova da existência dessa consultoria. Vossa excelência é a primeira pessoa que incrimina o presidente da república, porque iniciou uma negociação em nome do ministério da saúde como secretário de comunicação e se dizendo em nome do presidente, é a prova da existência disso”, disse Renan.

“Eu queria, presidente [da CPI], sugerir a vossa excelência, requisitar o áudio da entrevista com a Veja para verificarmos se o secretário mentiu ou não. Se ele não mentiu, a revista veja deverá pedir desculpas a ele. Se ele mentiu, ele terá desprestigiado e mentido ao congresso nacional o que é um péssimo exemplo. Vou cobrar a revista Veja, se ele não mentiu que se retrata a ele, e se ele mentiu a esta comissão eu vou requerer a vossa excelência a prisão do depoente”, completou.

Veja Também