Policia Federal faz investigação contra ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama),

Postado em: 19-05-2021 às 09h18
Por: Pedro Jordan
Imagem Ilustrando a Notícia: Policia Federal faz investigação contra ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles
Ministro do STF Alexandre de Moraes determinou quebra de sigilos bancário e fiscal do ministro do Meio Ambiente e afastamento de Eduardo Bim do comando do Ibama. Foto: Reprodução

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim, além de outros nove agentes públicos que ocupavam cargos de confiança do governo, são alvos de uma operação da Polícia Federal, nesta quarta-feira (19/05), que investiga a exportação ilegal de madeira para fora.

Com autorização do Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também foi determinada a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Salles, o afastamento preventivo de Bim do comando do Ibama e o de outros nove agentes públicos investigados.

Foi determinado por Alexandre de Moraes a suspensão imediata da aplicação de um despacho emitido em fevereiro de 2020, que permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação. “Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020”, informou a PF.

Continua após a publicidade

Fazem parte da realização da operação 160 agentes da policia Federal, e vão cumprir ao todo 35 mandados no Distrito Federal, no Pará e em São Paulo, incluindo endereços residenciais do ministro Salles em São Paulo, no imóvel funcional em Brasília e no gabinete da pasta de Meio Ambiente no Pará.

Confira o nome dos investigados nessa operação

  • Ricardo Salles, Ministro do Meio Ambiente
  • Eduardo Fortunato Bim, presidente do Ibama
  • Leopoldo Penteado Butkiewicz, Assessor Especial do gabinete do Ministro do Meio Ambiente (MMA).
  • Wagner Tadeu Matiota, superintendente de Apuração de Infrações Ambientais (Siam/Gab/Ibama).
  • Olímpio Ferreira Magalhães, diretor de Proteção Ambiental (Dipro/Ibama)
  • João Pessoa Riograndense Moreira Junior, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo/Ibama)
  • Rafael Freire De Macedo, coordenador-geral de Monitoramento do Uso da Biodiversidade e Comércio Exterior (CGMoc/Ibama)
  • Leslie Nelson Jardim Tavares, Coordenador de Operações de Fiscalização (Cofis/Ibama)
  • André Heleno Azevedo Silveira , Coordenador de Inteligência de Fiscalização (Coinf/Ibama)
  • Artur Vallinoto Bastos, Analista Ambiental (Nufis/Ibama/PA)
  • Olivaldi Alves Azevedo Borges, Secretário Adjunto da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Veja Também