Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Comissão analisa contas da Prefeitura

instalação da CEI ocorreu na semana passada

Postado em: 28-03-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Comissão analisa contas da Prefeitura
instalação da CEI ocorreu na semana passada

Renan Castro 

A primeira reunião da Comissão Especial de Inquérito (CEI), presidida pelo vereador Zander Fábio (PEN), para investigar as contas da prefeitura de Goiânia no período 2008-2016, foi realizada na tarde de ontem (27). A instalação da CEI ocorreu na semana passada. O encontro, que aconteceu na Sala de Reunião da Presidência, reuniu os vereadores Jorge Kajuru (PRP), Jair Diamantino (PSDC), Priscilla Tejota (PSD), Tiãozinho Porto (Pros) e Oséias Varão (PSB). A CEI das Contas da Prefeitura recebeu o apoio de trinta e dois dos trinta e cinco vereadores de Goiânia e foi proposta por Kajuru.

Jorge Kajuru, que é relator da CEI, apresentou cinco requerimentos, nessa primeira reunião, que foram todos aprovados pela Comissão. O primeiro convida o ex-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Honor Cruvinel, para comparecer à próxima reunião na quarta-feira, dia 29, para prestar esclarecimentos sobre objetos da investigação.

Continua após a publicidade

Ao vereador Clécio Alves (PMDB), que preside a Comissão de Finanças, Orçamento e Economia da Câmara Municipal de Vereadores de Goiânia, foi solicitado o resultado de análises sobre as contas das gestões 2008-2016. Em outros dois, Kajuru solicitou a contratação de empresa especializada em auditorias para uma avaliação das contas da prefeitura e também de assessoria jurídica e econômica para auxiliar os trabalhos da Comissão. Outra reivindicação do vereador foi o convite para que as instâncias da OAB-GO e Ministério Público de Goiás (MP-GO), responsáveis pelo patrimônio público, participem das próximas reuniões.

Segundo Zander Fábio, “neste início dos trabalhos da CEI, as folhas de pagamento ainda não são objetos de investigação. O foco é a questão do déficit mensal de mais de 30 (trinta) milhões de reais e a dívida de mais de 700 (setecentos) milhões. Queremos saber a origem destes déficits”. A Comissão decidiu que as reuniões durante os dois meses previstos para a duração da CEI – que podem ser prorrogados, caso seja necessário- serão realizadas toda segunda e sexta-feira, sempre às 14 horas. 

Veja Também