Lideranças avaliam que polarização Lula X Bolsonaro tende a deslocar centro político para direita

Postado em: 31-05-2021 às 18h36
Por: Redação
Crescimento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva e o enfraquecimento do governo de Jair Bolsonaro reforça a busca por um candidato de centro | Imagem: reprodução

Por Wilson Silvestre

Após derrota acachapante para Jair Bolsonaro (à época no PSL) em 2018, o chamado ‘centro ideológico’ representado, entre outros por Gerado Alckmin (PSDB) e Henrique Meirelles (MDB), agora ensaiam uma guinada mais à direita. Esta é a percepção de analistas políticos, dirigentes partidários e cientistas sociais que observam os movimentos partidários.

A percepção desse movimento se dá devido o avanço da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a queda da popularidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Soma-se a estes fatores, o desgaste do governo em face da CPI da Covid, custo de vida alto e desemprego. Com isto os partidos procuram fugir dos extremos acelerando a busca para uma terceira via. Esta mudança tem sido avaliada devido as pesquisas apontarem o crescimento na intenção de votos para Lula.

Compartilhe: