Projeto institui Abril Verde em Goiânia

Renan Castro  Projeto de lei de iniciativa do vereador Emilson Pereira (PTN) que institui em Goiânia a campanha de Prevenção aos Acidentes

Postado em: 08-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto institui Abril Verde em Goiânia

Renan Castro 

Projeto de lei de iniciativa do vereador Emilson Pereira (PTN) que institui em Goiânia a campanha de Prevenção aos Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais, com a denominação “Abril Verde” foi apresentado na Câmara Municipal nesta semana. Durante este mês de duração da campanha, serão divulgados os direitos relativos à Segurança e Medicina do Trabalho, com o objetivo de conscientizar a população sobre a questão da prevenção de acidentes de trabalho. O símbolo da campanha será um laço na cor verde e as comemorações terão o dia 28 de abril como dia D.

De acordo com Emilson Pereira, “a segurança e a saúde do trabalho têm ganhado visibilidade e importância em todos os cenários, pois os últimos números divulgados pela Organização Internacional do Trabalho são preocupantes. São estimados que 2,34 milhões de pessoas no mundo morrem a cada ano em acidentes de trabalho. No Brasil são quase três mil mortes, mais de quatorze mil trabalhadores incapacitados permanentemente, além das doenças do trabalho”.

Continua após a publicidade

O projeto cita que Abril foi o mês escolhido porque nele se comemora, no dia 7, o Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, no dia 28, proposta pela Organização Internacional do Trabalho a todos os países membros. Verde foi a cor escolhida por estar relacionada aos cursos da área de saúde. E o símbolo do Movimento é o laço, assim como o laço do Outubro Rosa e de outras tantas manifestações da sociedade em torno de uma causa nobre.

Emilson destaca que o “o objetivo inicial deste projeto é despertar em cada cidadão goianiense a necessidade de adotar as cautelas e prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima, preservando sua saúde e bem-estar”. O projeto ainda passará pelas comissões da Casa e, segundo Emilson, tem grandes chances de ser aprovado. “Os colegas parlamentares entenderam a importância da proposta, principalmente, por causa da situação da saúde no município, que está sucateada”, ressalta. 

Foto: Francisco Carvalho

Veja Também