União sela apoio de Caiado nas eleições para presidente da AGM

O governador designou o presidente do Democratas Metropolitano para intermediar a união entre Carlão da Fox e Wilson Tavares

Postado em: 22-06-2021 às 09h15
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: União sela apoio de Caiado nas eleições para presidente da AGM
O governador designou o presidente do Democratas Metropolitano para intermediar a união entre Carlão da Fox e Wilson Tavares | Foto: Reprodução

A uma semana das eleições para a presidência da Associação Goiana dos Municípios (AGM), os dois postulantes à presidência que tinham a adesão da base caiadista, o prefeito de Goianira, Carlão da Fox (Democratas), e o prefeito de Gameleira, Wilson Tavares (Democratas), anunciaram que concorrerão em uma chapa conjunta, com Carlão como cabeça de chapa, após o governador, Ronaldo Caiado (Democratas), intermediar uma união entre os dois grupos.

Na última semana o governador já havia sinalizado apoio às duas candidaturas e participou da convergência entre os dois democratas, que aconteceu após a articulação do presidente do Democratas Metropolitano, Lyvio Luciano (Democratas), que intermediou as conversas entre os dois grupos a pedido do governador.  

O presidente afirma que a união precisava acontecer porque, segundo ele, era fundamental que a Associação tivesse uma “eleição sem divisões”. “Buscamos as conversas para formarmos uma chapa única e atuei nessa direção, desde o início das eleições”, comentou o democrata que reitera a importância de o partido demonstrar força no Estado. 

Continua após a publicidade

Com a união, o presidenciável Carlão da Fox sairá como cabeça de chapa e, em abril de 2022, pode deixar o cargo, assim como a prefeitura de Goianira. Ele pode se desincompatibilizar dos cargos para concorrer ao cargo de deputado federal nas eleições de 2022. Lyvio, porém, afirma que apesar das conversas, essa condição “não fez parte de uma intermediação do governo”.  

Essa união representa uma nova queda do marconismo, que estava à frente da Instituição por meio do ex-prefeito de Hidrolândia, o atual presidente Paulinho Rezende (PSDB), que está no cargo desde 2017 e, após reeleição, em 2018, reeleito para o biênio 2019/2020 teve seu mandato prorrogado até março de 2022, mesmo sem estar na prefeitura de Hidrolândia, desde janeiro de 2021.  

A destituição do presidente aconteceu após a intermediação do prefeito de Gameleira, que esteve nas articulações para a convocação de uma Assembleia, realizada em abril de 2021, que revogou item do estatuto que trata da prorrogação do atual mandato, e convocaram a realização de uma nova eleição, que será realizada no próximo dia 29.  

Na época, o prefeito afirmou que recebeu a decisão com “naturalidade, pois ocorreu de forma democrática” e agradeceu a todos pelos elogios e pelo reconhecimento ao trabalho que vem fazendo à frente da presidência da entidade. Procurado, o atual presidente não respondeu à reportagem até o fechamento desta edição.

Veja Também