Cinco deputados federais devem mudar de partido em janela para 2022

Parlamentares estudam migração de legenda para buscar reeleição ou novos projetos eleitorais no ano que vem

Postado em: 22-06-2021 às 09h47
Por: Samuel Straioto
Imagem Ilustrando a Notícia: Cinco deputados federais devem mudar de partido em janela para 2022
Parlamentares estudam migração de legenda para buscar reeleição ou novos projetos eleitorais no ano que vem | Foto: Reprodução

Pelo menos cinco dos 17 deputados federais em Goiás podem mudar de partido visando o processo eleitoral de 2022. Pelas regras eleitorais, seis meses antes das eleições, ou seja, em março de 2022, os parlamentares poderão mudar de partido sem correr o risco de perderem o mandato. É a chamada “janela partidária”. Nos bastidores, deputados estão preocupados com a montagem das chapas, caso as coligações, ou seja, a união de vários partidos para o Poder Legislativo, continuem proibidas. Nesse caso, as siglas terão que disputar “sozinhas” vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. A regra começou a valer nas eleições municipais do ano passado.

Podem mudar de partido os seguintes parlamentares: Zacharias Calil (DEM); Professor Alcides (Progressistas); Célio Silveira (PSDB); Major Vitor Hugo (PSL) e Alcides Rodrigues (Patriota). Cada um por deixar suas legendas por motivos bem distintos. Zacharias Calil deseja disputar eleição para o cargo de senador. O desejo é de isso ocorra no DEM, sem a necessidade de mudança de partido. No entanto, uma possível aliança do partido do governador Ronaldo Caiado com o MDB pode dificultar a viabilização da disputa pela legenda. Zacharias Calil já foi convidado para ingressar em partidos como o Podemos e o PSL. Por enquanto, nada definido sobre o assunto.

O ex-governador Alcides Rodrigues (Patriota), também pode mudar de partido. Tudo depende do desfecho do Patriota. Nova convenção foi marcada pela cúpula da legenda, como destacado pela reportagem na última semana. Na hipótese de Jorcelino Braga perder o comando do partido no estado, Alcides pode seguir para outra legenda. O deputado Professor Alcides que hoje está no Progressistas, recebeu convites de outros partidos, entre eles o MDB do prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, de quem é aliado. Outro deputado que é cotado para ingresso no MDB é Célio Silveira que hoje está no PSDB. No entanto, ele também recebeu convite de partidos da base aliada do governador Ronaldo Caiado.

Continua após a publicidade

Major Vitor Hugo deve sair do PSL, já que há divergências com o presidente estadual da legenda, o também deputado federal Delegado Waldir. Vitor Hugo aguarda as definições de filiação do presidente Jair Bolsonaro, que tende a se vincular ao Patriota para a disputa à reeleição no ano que vem. A base bolsonarista tem tratado Vitor Hugo como alternativa para disputa ao governo estadual. No entanto, a tendência natural é que o parlamentar dispute eleição no partido em que Jair Bolsonaro estiver filiado.

Veja Também