Ministro de Bolsonaro pode ser candidato ao Senado por Goiás

Há alguns meses o partido Democracia Cristã busca convidá-lo para filiação

Postado em: 29-06-2021 às 08h29
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministro de Bolsonaro pode ser candidato ao Senado por Goiás
Há alguns meses o partido Democracia Cristã busca convidá-lo para filiação | Foto: Reprodução

O ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas pode disputar vaga ao Senado por Goiás ou pelo Mato Grosso. No estado vizinho, ele teria o apoio do governador Mauro Mendes (DEM). O presidente da República, Jair Bolsonaro, já se manifestou em diversas oportunidades para que Tarcísio Freitas seja candidato ao governo de São Paulo no ano que vem. Em Goiás, já há alguns meses o partido Democracia Cristã busca convidá-lo para filiação.  

No entanto, uma eventual participação do ministro da Infraestrutura em Goiás depende da construção de um projeto político sustentável da Direita no estado. Líderes bolsonaristas tem ensaiado lançar o deputado federal Major Vitor Hugo para o governo estadual. Vitor Hugo inclusive propôs uma enquete para que a população se manifeste sobre quais nomes que apoiam o presidente Jair Bolsonaro devem se candidatar para os cargos de governador, senador, deputado federal e estadual.  A presença de Tarcísio, então, seria uma opção para aqueles que pretendem caminhar ao lado do gestor federal.

Por outro lado, o líder bolsonarista em Goiás ouvido pela reportagem avaliou que uma movimentação política de Tarcísio de Freitas pode dificultar os trabalhos da pasta, porque Tarcísio precisa de uma interlocução técnica para tratar dos investimentos em obras nos Estados. Essa “imunidade” seria necessária tanto para negociações políticas como para barrar indicações ao ministério e suas autarquias, como o cobiçado Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). 

Continua após a publicidade

Um exemplo de desafio que a Infraestrutura enfrenta hoje é a renovação do contrato de concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O traçado é longo e corta sete Estados brasileiros: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio, Sergipe, Goiás, Bahia e São Paulo. Nascido no Rio, Tarcísio tem Brasília como seu domicílio eleitoral e já avisou que não pretende mudar. Nos últimos tempos, outra vaga levantada para o engenheiro, de 45 anos, foi a de candidato a vice na chapa de Bolsonaro, em 2022. Tarcísio não é filiado a nenhum partido político.

Veja Também