Conselho de Ética aprova relatório de suspensão de mandato do deputado bolsonarista Daniel Silveira

Deputado federal é investigado por atos antidemocráticos; parecer determina suspensão de mandato por 6 meses.

Postado em: 07-07-2021 às 14h23
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Conselho de Ética aprova relatório de suspensão de mandato do deputado bolsonarista Daniel Silveira
Deputado federal é investigado por atos antidemocráticos; parecer determina suspensão de mandato por 6 meses | Foto: Reprodução

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (07/07), o relatório que determina a suspensão de mandato do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Silveira responde por vídeo com apologia ao Ato Institucional 5 (AI-5), instrumento mais duro de repressão da ditadura militar, e pela destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O parecer, de autoria do deputado Fernando Rodolfo (PL-PF), pede seis meses de afastamento do parlamentar bolsonarista e foi aprovado por 12 votos a 8.

O deputado foi preso em flagrante em fevereiro deste ano, por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes. Ele chegou a ficar em prisão domiciliar em março, mas voltou a ser preso após violar a tornozeleira eletrônica.

Continua após a publicidade

Em depoimento em maio, Daniel Silveira disse que se excedeu e pediu desculpas, mas afirmou que os ministros do STF são “completamente parciais” e atuam como “vítimas, acusadores e julgadores”.

Veja Também