“Não aceitarão ataque leviano”, responde Forças Armadas ao presidente da CPI

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), durante a sessão dessa quarta-feira (07/07), chamou de “lado podre das Forças

Postado em: 08-07-2021 às 10h19
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: “Não aceitarão ataque leviano”, responde Forças Armadas ao presidente da CPI
O senador Omar Aziz (PSD-AM) criticou a atuação de oficiais no Ministério da Saúde, chamando de “lado podre” dos militares | Foto: reprodução

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), durante a sessão dessa quarta-feira (07/07), chamou de “lado podre das Forças Armadas”, ao mencionar a atuação de oficiais em ações suspeitas de corrupção no Ministério da Saúde.

Após a fala do parlamentar, o Ministro de Estado da Defesa, Walter Souza Braga Netto; e os Comandantes da Marinha do Brasil, Alte Esq Almir Garnier Santos, do Exército, Gen Ex Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e da Aeronáutica, Ten Brig Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, divulgaram uma nota conjunta repudiando as declarações. Aziz classificou o comunicado como “desproporcional”.

Na nota, o ministros e os comandantes afirmam que o congressista desrespeitou as Forças Armadas “generalizando esquemas de corrupção”. “Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável”, cita trecho do texto

Continua após a publicidade

Nota na íntegra

O Ministro de Estado da Defesa e os Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira repudiam veementemente as declarações do Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Senador Omar Aziz, no dia 07 de julho de 2021, desrespeitando as Forças Armadas e generalizando esquemas de corrupção.

Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável.

A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições pertencentes ao povo brasileiro e que gozam de elevada credibilidade junto à nossa sociedade conquistada ao longo dos séculos.

Por fim, as Forças Armadas do Brasil, ciosas de se constituírem fator essencial da estabilidade do País, pautam-se pela fiel observância da Lei e, acima de tudo, pelo equilíbrio, ponderação e comprometidas, desde o início da pandemia Covid-19, em preservar e salvar vidas.

As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às Instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro.

Walter Souza Braga Netto

Ministro de Estado da Defesa

Alte Esq Almir Garnier Santos

Comandante da Marinha

Gen Ex Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira

Comandante do Exército

Ten Brig Ar Carlos de Almeida Baptista Junior

Comandante da Aeronáutica

Veja Também