Prefeito apresenta proposta para desenvolver pólos de Goiânia

Projeto estrutura 3 polos de indústria e comércio em Goiânia, com destaque para o Polo da Moda e manejo de resíduos

Postado em: 24-07-2021 às 11h28
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Prefeito apresenta proposta para desenvolver pólos de Goiânia
Projeto estrutura 3 polos de indústria e comércio em Goiânia, com destaque para o Polo da Moda e manejo de resíduos | Foto: Reprodução

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), apresentou ao titular da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Vieira Braga Filho, e sua equipe, em reunião nesta sexta-feira, 23, no Paço Municipal, projetos para o desenvolvimento da capital e geração de emprego e renda.  São dois polos localizados nas imediações do Aterro Sanitário, cuja implantação tem previsão na Lei 10.215/2018 que permite implantação de empresas do ramo de reciclagem e resíduos sólidos e de lavanderias industriais e hospitalares, entre outras atividades correlatas. 

Pelo estudo apresentado, a parte Norte prevê o funcionamento de lavanderias e afins, com possibilidade de implementar usina de reuso de água com vistas a diminuir o impacto ambiental. Tais atividades têm projeção de gerar 2,5 mil empregos diretos e 7,5 mil indiretos.

O Projeto Sul, pensada para o manejo dos resíduos sólidos da capital, contará com atividades de reciclagem e tratamento destes resquícios com a previsão de gerar 4 mil empregos diretos e 12 mil indiretos. 

Continua após a publicidade

Já o Polo da Moda na Região da 44 (atualmente, só perde para o Brás em São Paulo) tem por objetivo fortalecer a economia de base (costureiras, bordadeiras e pequenas facções de costura e) e ser referência na produção e distribuição de produtos do segmento de moda. A criação dos polos faz parte do plano de governo. 

Durante o encontro, Rogério Cruz destacou a importância da vinda a Goiânia do superintendente da Sudeco e de sua equipe, o que, segundo ele, demonstra interesse do órgão pelos projetos da prefeitura, além de prestígio ao município. 

“Falamos de assuntos que, com certeza, trazem melhorias para a população goianiense. Nas vezes que eu estive com Nelson, em Brasília, ele sempre nos recebeu muito bem, com receptividade quase que exclusiva, destacando grupos de diretores para nos receber, para detalhar todos os assuntos da Sudeco e os projetos que levamos ao conhecimento do órgão”, ressaltou o prefeito. “Só temos a agradecer, Nelson, pela sua atenção para com a cidade de Goiânia”.

Em sua fala, Nelson Braga Filho disse reconhecer a importância das propostas apresentadas por Rogério Cruz e sua equipe. “Esses projetos são maravilhosos. Com certeza, a população de Goiânia e de Goiás vão sair ganhando, e ganhando muito, porque melhora a qualidade de vida, gera emprego e irradia o desenvolvimento”, disse.

“Pode contar conosco na busca desses recursos”, diz superintendente

O superintendente Nelson Vieira Braga Filho citou o Anel Viário e a Ferrovia Norte-Sul como eixos importantes de desenvolvimento. “Você vai perceber que o fluxo e os negócios vão fluir com mais facilidade, e a Sudeco, como Superintendência de desenvolvimento, ela sempre olha para a aprovação dos processos que nos chegam e na aplicação de seus recursos”, pontuou. “Nessa proposta de apoiar o desenvolvimento regional, vocês podem contar conosco. Apresentem os projetos, que vocês terão um parceiro, com certeza, na busca desses recursos”. A reunião contou com a presença de Luciana Barros, coordenadora-geral de fundos da Sudeco.

Ao final de seu discurso, Rogério Cruz disse ter certeza de que a vinda a Goiânia de Nelson Braga Filho, como salientou o deputado João Campos, mostra o respeito e a determinação da Sudeco em atender às demandas da capital. “Muito nos alegra, porque nos dá a entender de que o desejo de atender a cidade de Goiânia é muito grande, de acordo com a sua possibilidade, e com o apoio da bancada federal de Goiás. Só temos a agradecer por estar aqui conosco, junto com a sua equipe”, completou o prefeito.

Outro assunto abordado na visita da equipe da Sudeco está relacionado à Operação Urbana Consorciada, no Setor Pedro Ludovico, com custo estimado de R$ 600 milhões. Rogério Cruz fez questão de ressaltar o empenho e a disposição da prefeitura em apoiar a iniciativa privada, em projetos que modernizem a cidade e melhorem a qualidade de vida da população.

Veja Também