Iris diz que está com saúde e prepara retomada de mutirões

Prefeito garantiu que recebe as críticas com tranquilidade

Postado em: 06-05-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris diz que está com saúde e prepara retomada de mutirões
Prefeito garantiu que recebe as críticas com tranquilidade

Venceslau Pimentel

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) rebateu ontem críticas de que a sua administração não decolou, 120 dias após tomar posse, mas garantiu que as recebe com tranquilidade. “Quem assume qualquer função pública, de imediato essa pessoa está sujeita a observações e a críticas, principalmente numa cidade com 1,4 milhão de habitantes”, disse ele ao fazer um périplo pela cidade, vistoriando obras paralisadas e colhendo demandas da população.

Mesmo diante de cobranças, principalmente da oposição na Câmara de Vereadores, ele disse que optou por manter-se em silêncio, até mesmo diante de insinuações sobre o seu estado de saúde. “Em silêncio, nós ficamos aí praticamente quatro meses trabalhando dia e noite, sábados e domingos, discutindo com cada secretário as questões de sua área”, contou em entrevista à imprensa.

Continua após a publicidade

Ele deu prioridade à negociação com prestadores de serviço, que interromperam suas atividades por conta de uma dívida estimada em mais de R$ 600 milhões, herdada da gestão de seu ex-aliado Paulo Garcia (PT). A interrupção inviabilizou, inclusive, a coleta do lixo doméstico nos primeiros meses deste ano. Como alternativa, propôs pagar o trabalhado efetivado a partir de janeiro, adiando para mais tarde o pagamento das dívidas.

Para Iris, a situação de caos em que encontrou a prefeitura da capital não difere muito de quando assumiu o governo do Estado, em 1983, e em 1991, e no seu segundo mandato como prefeito, em 2005, ao suceder o também petista Pedro Wilson.

“Sempre enfrentei administrações no fundo do poço”, afirmou. “Mas eu me dedico, e com a proteção de Deus, tenho dado conta do recado em todas as ações e em todos os órgãos que eu assumi responsabilidade, porque eu não brinco em serviço”, pontuou, para acrescentar que nunca deixou o poder subir à sua cabeça.

Ao conversar com o engenheiro responsável pela construção de uma maternidade no Setor Vera Cruz, foi informado que a empresa não recebe pela obra desde agosto do ano passado. Ele prometeu pagar a dívida, o que pode resultar na inauguração da obra em outubro, no aniversário de Goiânia.

Na presença dos vereadores aliados que o acompanhavam na visita – Cabo Sena (PRP), Wellington Peixoto (PMDB) e Tiãozinho Porto e Vinícius Cirqueira, ambos do PROS – sustentou que, junto com a Câmara Municipal, vai realizar o trabalho esperado pela população. Uma delas é a pavimentação dos bairros habitados que ainda não contam com o benefício, mas também citando áreas como saúde e educação.

Sobre a saúde financeira do município, hoje, o prefeito disse que ainda se encontra em fase de recuperação, mas que a receita já permite, além do pagamento em dia do funcionalismo, até a questões como, por exemplo, a reposição de medicamentos, como os usados por diabéticos. “Hoje pessoas já mais morrem mais à mingua”, afirmou. “E não temos feito carnaval para anunciar isso não. É o próprio povo que vai sentindo, porque uma administração séria procura fazer e construir, e o próprio povo é que vai divulgando aquilo que o administrador está fazendo”.

Saúde

Iris também falou que, por conta de seu silencio, surgiram comentários sobre a sua saúde. “Soltaram até boato de que eu estaria doente. Não! Eu estava era trabalhando, de dia e de noite, perdendo sono de madrugada pelos problemas que tinha, tenho e que terei de enfrentar”, salientou. O fato de ter visitado ontem várias obras e bairros, mostra a sua disposição e vitalidade, aos 83 anos de idade.

 

Veja Também