Fux cancela reunião entre chefes dos Três Poderes após ataques de Bolsonaro

Segundo o ministro, a recusa se dá devido aos novos ataques do presidente a integrantes da Corte.

Postado em: 05-08-2021 às 18h21
Por: Alice Orth
Imagem Ilustrando a Notícia: Fux cancela reunião entre chefes dos Três Poderes após ataques de Bolsonaro
Segundo o ministro, a recusa se dá devido aos novos ataques do presidente a integrantes da Corte. | Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux declarou nesta quinta-feira (05/08) que não se encontrará com Jair Bolsonaro, cancelado a reunião com os chefes dos Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – estabelecida no dia 12 de junho. Segundo Fux, a recusa se dá devido aos novos ataques do presidente a integrantes da Corte.

Durante a sessão, o ministro declarou que Bolsonaro divulga interpretações equivocadas sobre decisões tomadas pelo Plenário, e continuamente coloca sob suspeita a validade do processo eleitoral brasileiro.

“O Presidente da República tem reiterado ofensas e ataques de inverdades a integrantes desta Corte, em especial os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes (…) Diante dessas circunstâncias, o Supremo Tribunal Federal informa que está cancelada a reunião outrora anunciada entre os Chefes de Poder”, disse.

Continua após a publicidade

Fux afirmou que o STF “segue ao lado da população brasileira em defesa do Estado Democrático de Direito” e das instituições republicanas, firme na missão de julgar com independência e imparcialidade, “sempre observando as leis e a Constituição”. Mais cedo, ele havia dito em seu perfil no Twitter que “ameaças vazias e agressões covardes” não irão afastar o Supremo de exercer sua “missão constitucional de defesa e manutenção da Democracia e do Estado de Direito”.

Bolsonaro aumentou o fogo contra a Corte após ter seu nome incluído no inquérito que investiga a distribuição de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas, nesta quarta (04).

Veja Também