Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cirurgia de Iris foi bem sucedida após ex-prefeito sofrer AVC

O motivo do sangramento, de acordo com a sua equipe médica, foi a ingestão de anticoagulantes.

Postado em: 07-08-2021 às 10h28
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cirurgia de Iris foi bem sucedida após ex-prefeito sofrer AVC
O motivo do sangramento, de acordo com a sua equipe médica, foi a ingestão de anticoagulantes. | Foto: Reprodução

Aos 87 anos de idade, o ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O político foi internado na manhã da última sexta-feira (6) após passar mal com uma “leve dor de cabeça” e pouco tempo depois foi diagnosticado com o quadro de sangramento há pelo menos dois dias no cérebro e o ex-prefeito precisou passar por uma cirurgia de drenagem do sangramento no cérebro no Hospital Neurológico de Goiânia. 

A cirurgia foi bem sucedida e aconteceu na parte da tarde do mesmo dia e durou aproximadamente 3 horas. O ex-prefeito agora vai seguir internado, onde será acompanhado pelo neurocirurgião Dr. Valter Costa e pelo neurologista Sebastião Eurico, que seguem acompanhando o político, que está na UTI do hospital em acompanhamento e repouso, para aquietar o cérebro.   

O motivo do sangramento, de acordo com a sua equipe médica, foi a ingestão de anticoagulantes, e vai seguir em acompanhamento para não sangrar novamente. Não há previsão de alta. 

Continua após a publicidade

“O sangramento foi controlado, mas deixamos ele entubado, porque se ele for acordar, ele pode ficar muito agitado e pode retornar a um estado hemorrágico”, comentou um dos seus médicos, que destacou a importância de o ex-prefeito procurar um hospital rapidamente. “Foi essencial porque fizemos o diagnóstico rapidamente”, comentou. 

O médico e governador do Estado, Ronaldo Caiado (Democratas), esteve em contato com a equipe médica do ex-prefeito e disse que está acompanhando a situação de Iris, assim como a sua esposa, a ex-deputada federal Dona Iris (MDB), que esteve no Hospital Neurológico no início da tarde para acompanhar a situação do ex-prefeito.  

O primeiro a se pronunciar sobre o assunto foi o governador, que confirmou a necessidade de cirurgia. De acordo com Caiado, a cirurgia foi necessária para conter o sangramento na região temporal do cérebro. Isso aconteceu em decorrência do uso de anticoagulantes.  

“Estou extremamente otimista com o resultado, pois conheço a competência das equipes do Valter e do neurologista Sebastião Eurico. Peço a Deus que Iris se recupere logo, porque ele tem muito a construir em nosso Estado de Goiás. À família, meu carinho, ombro amigo e todo apoio”, disse o governador em publicação nas suas redes sociais. 

Diferente do AVC isquêmico, que ocorre quando há a obstrução de uma das artérias, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, caso mais comum, o tipo do AVC que o ex-prefeito sofreu foi o hemorrágico, que acontece quando há o rompimento de um vaso cerebral, causando a hemorragia. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), estes casos representam apenas 15% dos casos e podem levar ao óbito com mais facilidade que o AVC isquêmico.

Internação e cirurgia mobilizam políticos goianos 

Com mais de 62 anos de vida pública, o estado de saúde do ex-governador, ex-prefeito, ex-senador e ex-ministro Iris Rezende repercutiu em todo o Estado com declarações de parceiros políticos, como o governador Ronaldo Caiado (Democratas), Daniel Vilela (MDB) e Gustavo Mendanha (MDB) e até mesmo de seu rival e algoz na política goiana, o também ex-governador Marconi Perillo (PSDB).  

A sensibilidade para com a saúde de Iris foi unânime entre grande parte da política do Estado. Eles desejam melhoras, saúde, pensamentos positivos e força para a família do ex-prefeito que segue internado no Hospital Neurológico.  

“É um breve momento”, escreveu a primeira-dama do Estado Gracinha Caiado. Ela deseja melhoras ao ex-governador e ex-prefeito e disse que o considera um “grande amigo”.  

Sucessor de Iris na prefeitura, o prefeito Rogério Cruz (Republicanos), disse que está enviado “orações e boas energias” para a recuperação do ex-prefeito Iris Rezdende. “Quando soube do mal-estar, liguei para Wilson Baleeiro [que acompanha o emedebista], e o pedi que leve o meu abraço à família e me mantenha informado”, comentou o republicano.

Seu correligionário e presidente do Diretório do MDB, Daniel Vilela, também se pronunciou sobre o estado de saúde de Iris. Ele disse que deseja uma forte recuperação do ex-prefeito e destacou a fé e o vigor físico do emedebista, que é `’invejável”. “Somado ao carinho e zelo de sua família e ao nosso apoio, nos faz ter convicção de que em breve ele estará ao nosso lado”, destacou o presidente.  

Até mesmo o rival histórico na política do Estado se pronunciou sobre o estado de saúde de Iris e o desejou melhoras. O tucano disse que ficou sabendo da cirurgia e disse que seu pensamento é para que saúde do emedebista seja restabelecida.  

Além do governador e dos ex-governadores, deputados federais, estaduais, vereadores e políticos de todo o Estado se pronunciaram sobre a situação de saúde do ex-prefeito. Todos desejam melhoras, saúde e reiteram que estão na torcida pelo ex-prefeito.  

Até o fechamento desta edição não houve mais informações sobre o estado de saúde do emedebista. 

Veja Também