Presidente do Tribunal Superior Eleitoral diz não ver condições para golpe no Brasil

Luís Roberto Barroso diz, também, estar preocupado devido o número de vezes que é perguntado sobre o tema.

Postado em: 25-08-2021 às 15h49
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Presidente do Tribunal Superior Eleitoral diz não ver condições para golpe no Brasil
Luís Roberto Barroso diz, também, estar preocupado devido o número de vezes que é perguntado sobre o tema | Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, afirmou nesta quarta-feira (25/08) que não vê condições para que um golpe de estado seja dado no Brasil. Ele disse, no entanto, que o número de vezes em que ele é perguntado sobre o assunto vem o deixando preocupado.

“As pessoas me perguntam se tem risco de golpe? Eu gostava de dizer que não. E gosto de dizer que não e acho que não, mas o número de vezes que me perguntam isso começa a me preocupar. Mas eu não vejo condições para um golpe no Brasil simplesmente porque não há uma causa para se dar um golpe”, afirmou o ministro.

Barroso afirmou, também, que os limites da democracia vem sendo testados e criticou a criação de “turbulências artificialmente criadas”. “Acho que eles (limites) podem ter sido estressados em algum momento, forçados, mas acho que esses limites foram bem traçados. E acho, portanto, que as instituições brasileiras, apesar de turbulências a meu ver artificialmente criadas, acho que elas estão funcionando adequadamente”, continuou.

Continua após a publicidade

As declarações do ministro ocorrem em meio a uma avalanche de críticas feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) a integrantes do STF como ele e o ministro Alexandre de Moraes.

Na última sexta-feira (20), Bolsonaro enviou ao Senado Federal um pedido de impeachment contra o Alexandre de Moraes após ele ter decretado a prisão do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB), suspeito de incitar ataques ao Poder Judiciário. Bolsonaro chegou a prometer pedir o impeachment de Barroso, também, mas desistiu, pelo menos temporariamente, do plano.

Veja Também