Iris inicia ciclo de mutirões por Goiânia

Estrutura do primeiro evento está concentrada na avenida Eurico Viana, divisa entre setores Mansões Goianas e Parque das Flores, na região Norte

Postado em: 03-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Iris inicia ciclo de mutirões por Goiânia
Estrutura do primeiro evento está concentrada na avenida Eurico Viana, divisa entre setores Mansões Goianas e Parque das Flores, na região Norte

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), inicia neste sábado (3), o ciclo dos mutirões na capital goiana. A região Norte foi local escolhido para a primeira edição, que segue até domingo (4). A estrutura do evento foi montada na Avenida Eurico Viana, divisa entre setores Mansões Goianas e Parque das Flores. 

Ao todo, 15 bairros da região recebem serviços de infraestrutura e limpeza. Além disso, foram preparados atendimentos nas áreas de saúde, cuidados com a beleza, orientação jurídica, emissão de documentos, atividades educativas, esportivas e de lazer. 

Cada pasta da administração terá espaço para oferecer atendimentos e mostrar o trabalho que é desenvolvido diariamente por toda a cidade. O prefeito acredita que o envolvimento de toda a comunidade é o verdadeiro sentindo dos mutirões. “Toda a comunidade se envolve com o trabalho da Prefeitura de Goiânia. Em cada edição, escolas, centros de Atenção Integrada à Saúde (Cais), praças e parques serão reformados. Dessa forma, o poder público garante a melhoria da qualidade de vida da população”, salientou. 

Continua após a publicidade

De acordo com o coordenador do Mutirão, Aristóteles de Paula, a intenção da atual gestão é levar o evento para todas as regiões da Capital. “A expectativa é atender mais de 15 bairros próximos nesta primeira frente de serviços. Além disso, esperamos realizar um Mutirão a cada quinze dias, contemplando os moradores de vários bairros da cidade”, pontua.

Serviços

Na área da saúde, um consultório móvel concentrará os serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As pessoas poderão realizar testes oftalmológicos e exames de triagem para doenças crônicas. Dentro das ações externas da pasta estão a retomada das obras do Centro Integrado de Assistência Municipal de Saúde (Ciams) Urias Magalhães e a intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante o Mutirão a gestão municipal retomará o programa de plantio voluntário e vai disponibilizar mais de 2,5 mil mudas de árvores. 

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), por sua vez,  está realizando desde o começo da semana a remoção de entulhos e galhadas descartados clandestinamente em vias públicas, roçagem de mato alto, poda de árvores, poda de grama de praças e canteiros, manutenção em equipamentos de ginástica e brinquedos, infraestrutura e limpeza em geral. 

Diversos setores estão sendo beneficiados, entre eles o Loteamentos Granja Brasil, Cruzeiro do Sul, Panorama Park, José Viandelli, Parque das Nações, Jardim Ipê, Mansões Goiânia, Jardim Diamantina, Urias Magalhães, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Roriz, Parque das Flores, Jardim Balneário Meia-Ponte e os Residenciais Balneário, Parque Balneário, Licardino Ney, Mirante, Itália, das Acácias e Humaitá.

Além disso, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) já estão realizando diversas ações no local. Entre os serviços estão a manutenção de bocas de lobo e asfáltica, recuperação de meios-fios, troca de lâmpadas. 

Asfalto

A pasta também vai executar obras de recapeamento asfáltico na Avenida Eurico Viana e em sua extensão, a Avenida Nerópolis. Além disso, as unidades educacionais da região também estão recebendo cuidados especiais, oito escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão sendo atendidos pela secretaria. 

Durante a frente de serviços itinerante, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizará ainda as inscrições para o casamento comunitário da Prefeitura de Goiânia, que está marcado para ser celebrado em dezembro deste ano. Além disso, no Mutirão, a população terá acesso aos serviços de cuidados com a beleza, orientação jurídica e esclarecimento sobre programas sociais.

Na parte dos programas sociais, a Prefeitura de Goiânia disponibilizará cinco profissionais para esclarecer e orientar o público quanto ao Cadastro Único (CadÚnico). 

Veja Também