Barroso rebate discursos golpistas de Bolsonaro: ‘Quando fracasso bate à porta, é preciso encontrar culpados’

Ministro ainda afirmou que não houve fraude e afirmou que todos sabem quem é o ‘farsante nessa história’

Postado em: 09-09-2021 às 16h00
Por: Maria Paula Borges
Imagem Ilustrando a Notícia: Barroso rebate discursos golpistas de Bolsonaro: ‘Quando fracasso bate à porta, é preciso encontrar culpados’
Ministro ainda afirmou que não houve fraude e afirmou que todos sabem quem é o ‘farsante nessa história’ | Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, reagiu aos discursos golpistas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no feriado de 7 de setembro. O ministro abriu a sessão da corte com duro discurso para rebater as acusações de Bolsonaro sobre o sistema eleitoral, além de ataques pessoais a ele dirigidos pelo mandatário.

“Todos sabem que não houve fraude e quem é o farsante nessa história. Quando fracasso bate à porta, é preciso encontrar culpados. O populismo vive de arrumar inimigos para justificar o seu fiasco. Pode ser o comunismo, pode ser a imprensa, podem ser os tribunais”, afirmou Barroso.

Segundo a Folha de São Paulo, a atual crise institucional foi patrocinada por Bolsonaro e teve início quando o presidente defendeu que as eleições de 2022 deveriam ser realizadas somente com a implementação do sistema do voto impresso, proposta já derrubada pelo Congresso. Além disso, no 7 de setembro em São Paulo, Bolsonaro voltou a mirar o sistema eleitoral.

Continua após a publicidade

“Não é uma pessoa que vai nos dizer que esse processo é seguro e confiável, porque não é. Não posso participar de uma farsa como essa patrocinada ainda pelo presidente do TSE”, disse.

Ainda no feriado da Independência do Brasil, Bolsonaro escalou mais uma vez a crise institucional do país, ameaçar o Supremo Tribunal Federal (STF) e dizer que não cumprirá ais ordens judiciais do ministro Alexandre de Moraes. De acordo com especialistas ouvidos pela Folha, o presidente cometeu crimes de responsabilidade que podem levar à abertura de processos de impeachment.

Veja Também