Goiânia contará com iluminação inteligente

Mudança marca iniciativas de modernização na gestão da capital goiana

Postado em: 06-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiânia contará com iluminação inteligente
Mudança marca iniciativas de modernização na gestão da capital goiana

O prefeito Iris Rezende (PMDB) participou ontem (5) do Primeiro Encontro Municipal de Cidades Inteligentes, que marca o início da implantação do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia em busca da modernização de todos os sistemas tecnológicos municipais.

Com o tema ‘Ilumincação Pública como plataforma básica para a criação de uma Smart Grid’, o encontro contou com a participação de secretários municipais. “Vamos modernizar nossa Capital utilizando a tecnologia em nosso favor. Faremos grandes mudanças, desde a iluminação pública aos serviços procurados pelo cidadão”, explica Iris.

No evento, o prefeito conheceu o projeto para que Goiânia adote o Smart Grid na iluminação pública. Trata-se de uma rede elétrica inteligente, que se utiliza da tecnologia da informação para fazer com que o sistema seja mais eficiente, econômico, confiável e sustentável. Com ele, pode-se, por exemplo, controlar a iluminação de parques e praças para acender e apagar as luzes e diminuir o fluxo luminoso em horários pré-programados.

Continua após a publicidade

A regulamentação das parcerias público privadas (PPP) para implantação desse projeto já foi aprovada pela Câmara Municipal e Goiânia já está prestes a adotar a rede elétrica inteligente, afirmou um dos idealizadores do projeto, Alexandre Bilchinsky. “Graças ao alto nível de tecnologia agregado, as smart grids conseguem responder a várias demandas da sociedade moderna, tanto no que se refere às necessidades energéticas, quanto em relação ao desenvolvimento sustentável”, assevera, completando que a implantação desse sistema não acarretará em custos adicionais, já que será via PPPs. 

“Nós vivemos uma revolução das cidades inteligentes e o gestor que não entender o uso da tecnologia como forma de melhorar o atendimento ao cidadão ficará para trás”, enfatiza Bilchinsky.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Macxwell Novais Ferreira, nos próximos 45 dias serão adotadas as primeiras medidas para a implementação do projeto. “Vamos estudar a forma de concretizar esse sistema de rede elétrica inteligente na iluminação pública de Goiânia”, assinala Ferreira.

Veja Também