Primeiras subprefeituras de Goiânia serão instaladas

Prédios onde as administrações regionais serão implantadas foram cedidos pelo Tribunal de Justiça

Postado em: 09-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Primeiras subprefeituras de Goiânia serão instaladas
Prédios onde as administrações regionais serão implantadas foram cedidos pelo Tribunal de Justiça

Mardem Costa Jr.

As primeiras administrações regionais  de Goiânia serão instaladas em breve nos bairros Jardim Guanabara, na Região Norte, e Setor Rio Formoso, Região Sudoeste da capital. O anúncio foi feito ontem no Paço Municipal, durante visita do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, ao prefeito Iris Rezende (PMDB).

Continua após a publicidade

Os imóveis que abrigarão as administrações regionais  foram construídos pelo Judiciário goiano em áreas públicas do município cedidas ao TJGO no início dos anos 1990 para a instalação de minifóruns, com o objetivo de descentralizar a prestação dos serviços jurisdicionais e desafogar a demanda, até então  concentrada no Fórum Dr. Heitor Moraes Fleury, no Setor Oeste. Com a inauguração do Fórum Cível, no Parque Lozandes, as unidades perderam o sentido de existência.

Ao agradecer o gesto de Gilberto, Iris destaca a importância do gesto do comandante do TJ goiano. “A Prefeitura de Goiânia tem carência de espaços e vamos utilizar as duas estruturas da melhor maneira possível na implantação dos Distritos Administrativos”, comemora.

Além dos serviços administrativos que são ofertados nas unidades da central de relacionamento Atende Fácil, as subprefeitura abrigarão equipamentos e materiais que servirão para agilizar a prestação de serviços na Capital, como troca de lâmpadas, ferramentas para as operações de tapa buracos, tintas para manutenção de faixas, dentre outras reservas.

Outros três terrenos cedidos pela municipalidade ao Judiciário foram doados para a Secretaria de Segurança e Administração Penitenciária de Goiás (SSPAP). Até o fechamento da edição, O HOJE não  encontrou a SSPAP para informar qual será a destinação a ser dada aos prédios recebidos.

Promessa

A instalação de subprefeituras era uma antiga promessa de Iris Rezende desde o segundo mandato como prefeito da capital, entre 2005 a 2008. Antes de sair para a disputa governatorial de 2010, Iris fez um esboço das administrações regionais a serem implantadas – sete ao todo, porém a iniciativa foi deixada em segundo plano. 

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012, já na gestão Paulo Garcia (PT), previa as primeiras subprefeituras nas regiões Nordeste, Noroeste, Sudeste e Sudoeste da capital, também sem sucesso. 

Veja Também