Justiça ordena que Eduardo Leite apague vídeos com imagens de Chico Buarque

Governador do Rio Grande do Sul postou material em 7 de setembro, em uma campanha para promovê-lo como candidato a presidência pelo PSDB.

Postado em: 20-09-2021 às 16h38
Por: Luan Monteiro
Imagem Ilustrando a Notícia: Justiça ordena que Eduardo Leite apague vídeos com imagens de Chico Buarque
Governador do Rio Grande do Sul postou material em 7 de setembro, em uma campanha para promovê-lo como candidato a presidência pelo PSDB | Foto: Reprodução

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), remova vídeos com imagens do cantor Chico Buarque que o tucano publicou nas redes sociais. As informações são da coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.

Na decisão, o juiz Fernando Rocha Lovisi, do 6º Juizado Especial Cível do Rio, estipula multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento. “A permanência da publicidade indevida será de difícil reparação para a imagem e nome do autor”, aponta ele.

O material foi postado por Eduardo Leite em 7 de setembro como campanha para promovê-lo. O governador fala em colocar o Brasil de volta no centro, para além das polarizações políticas, ao tentar se firmar como candidato do PSDB para a eleição presidencial de 2022.

Continua após a publicidade

No vídeo, vestido de amarelo em frente a um fundo verde, Eduardo afirma que “ninguém vai roubar as cores do Brasil”. Ele diz que os tons da bandeira não são de Bolsonaro ou de Lula, mas dos brasileiros. Ele cita regiões do Brasil e diz que é um país que “precisa voltar para o centro”.

Durante o vídeo, ele classifica o país do “nós contra eles” como um “Brasil pequeno”, como se fosse “um Brasil de Pelé contra Garrincha, do [Gilberto] Gil contra o Caetano [Veloso], do mestre-sala contra porta-bandeira”.

O governador gaúcho então fala em aceitar, respeitar e conversar com as diferenças entre os brasileiros, sem conflitos. “Basta ver em Chico Buarque e Sérgio Reis duas belezas musicais, e não só duas escolhas políticas. Basta lembrar que nós, assim como eles, somos todos brasileiros”, disse no vídeo.

A decisão ocorre após Chico Buarque, que é um apoiador do PT, entrar com uma ação no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) contra o governador por uso indevido de imagem. O cantor afirmou que a gravação compartilhada por Leite não foi autorizada por ele.

Veja Também