Paulo Guedes tem empresa em paraíso fiscal, mostra investigação jornalística

Ministro da Economia poder violado as normas do serviço público e a Lei de Conflito de Interesses

Postado em: 03-10-2021 às 14h27
Por: Marcelo Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Paulo Guedes tem empresa em paraíso fiscal, mostra investigação jornalística
Ministro da Economia poder violado as normas do serviço público e a Lei de Conflito de Interesses | Foto: Reprodução

Uma investigação jornalística, denominada Pandora Papers, apontou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, mantém uma empresa em paraíso fiscal.

Guedes é dono da Dreadnoughts International Group Limited, criada em 2014 e sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, com valor de 8 milhões de dólares. A esposa e a filha do ministro da Economia são sócias.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, também tem uma empresa em paraíso fiscal, mas ele não fez movimentações depois de assumir os cargos, respeitando, assim, as normas do serviço público e a Lei de Conflito de Interesses.

Continua após a publicidade

Por sua vez, Guedes não se pronunciou sobre possíveis movimentações. As empresas em paraísos fiscais do ministro da Economia e do presidente do Banco Central são declaradas à Receita Federal. Apesar disso, devido ao cargo que ocupam, fazer movimentações enquanto estão em suas funções pode configurar violação das normas vigentes.

A série de reportagens Pandora Papers é liderada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ), que inclui 615 jornalistas de 149 veículos de comunicação em 117 países. No Brasil, participam os sites Poder360 e Metrópoles, além da revista piauí e da Agência Pública.

Veja Também