Ex-prefeitos condenados por improbidade

A juíza Vanessa Estrela Gertrudes, da Vara de Fazenda Pública Municipal de Aparecida de Goiânia, condenou ontem (19) os ex-prefeitos de Aparecida

Postado em: 20-06-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Ex-prefeitos condenados por improbidade

A juíza Vanessa Estrela Gertrudes, da Vara de Fazenda Pública Municipal de Aparecida de Goiânia, condenou ontem (19) os ex-prefeitos de Aparecida de Goiânia José Macedo e Ademir Menezes por improbidade administrativa devido à irregularidades decorrentes do processo de desapropriação de imóveis pertencentes a particulares para a implantação do Polo Empresarial Goiás realizada há vinte anos atrás, quando Ademir era prefeito (1997-2004) de Aparecida, na Grande Goiânia.

Menezes e Macedo terão de pagar multa no valor de R$ 50 mil, além de terem os direitos políticos suspensos por oito anos e serem proibidos de exercer qualquer parceria com o Poder Público pelos próximos cinco anos. Ademir, por sua vez, deverá ressarcir os cofres públicos no montante de R$ 1,65 millhão.

De acordo com o promotor de Justiça Élvio Vicente da Silva, que fez a denúncia, as desapropriações aconteceram sem que houvesse justa e prévia indenização, repassando os imóveis por meio de cessão de uso a parentes e amigos, atendendo a interesses privados, desprezando os critérios objetivos de licitação, bem como o princípio da impessoalidade e não atendendo ao interesse público. 

Continua após a publicidade

Silva ressaltou, ainda, que os pagamentos tiveram por base o preço de avaliação da época, o que provocou grande prejuízo a essas famílias. Ele relatou que os valores atualizados são até 10 vezes maiores e que essa diferença deveria ser paga pelos administradores, uma vez que eles foram totalmente omissos e irresponsáveis, pois sempre deixavam de incluir nas previsões orçamentárias a quitação das dívidas.

Ademir Menezes, de acordo com o promotor, também é sócio oculto da empresa Loren Indústria e Comércio de Cosméticos registrada legalmente em nome de Sônia Elias Oliveira e Henner Santos Menezes – sua mulher e filho, respectivamente, beneficiada por um dos módulos industriais cedidos pela prefeitura. Procurados por O HOJE, tanto Menezes quanto José Macedo não foram encontrados até o fechamento da edição. (Mardem Costa Jr.)

Veja Também