“Já temos 11 crimes de Bolsonaro e vários agravantes”, diz Renan Calheiros a jornal

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal, revelou ao jornal Folha de

Postado em: 09-10-2021 às 18h56
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: “Já temos 11 crimes de Bolsonaro e vários agravantes”, diz Renan Calheiros a jornal
Relator da CPI da Covid, Renan Calheiros, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo e ao UOL, neste sábado (9)

O senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal, revelou ao jornal Folha de S. Paulo e ao site UOL que o texto final das reuniões terá como alvos três centrais.  

 Ele enumerou o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), o ex-ministra da Saúde, Eduardo Pazuello, e o coronal Élcio Franco, que era o braço-direito do então titular da pasta.

Acerca do mandatário do Executivo, o senador afirmou que é comprovada a participação dele em crimes, e por isso deve ser responsabilizado, sem nenhuma dúvida. Vale ressaltar que diferente dos outros dois, o presidente não foi convidado para prestar esclarecimento ao colegiado de senadores.

Continua após a publicidade

A previsão da CPI é de que o relatório seja lido e aprovado no próximo dia 19. Renan adiantou poucos detalhes. “Nós já temos a especificação de 11 crimes e vários agravantes”, salientou. Além de Bolsonaro, o relator afirmou que pode propor também o indiciamento dos filhos do presidente.

Segundo ele, houve a participação deles em negociações para a compra de vacinas contra a Covid-19, ligação direta com a Prevent Senior e o chamado gabinete paralelo (suposto grupo que tomava as decisões do governo de forma clandestinas)  

Crimes

Os suspeitos de envolvimento no esquema podem responder por prevaricação, crime contra a vida, charlatanismo e crimes de responsabilidade. Renan diz trabalhar com a possibilidade de imputar a eles os crimes de homicídios comissivos – quando há prática de omissão.

Veja Também