83 partidos, incluindo União Brasil, aguardam registro no TSE para concorrer em 2022

A Aliança pelo Brasil, idealizada pelo presidente Jair Bolsonaro, também integra a lista

Postado em: 10-10-2021 às 14h26
Por: Marcelo Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: 83 partidos, incluindo União Brasil, aguardam registro no TSE para concorrer em 2022
A Aliança pelo Brasil, idealizada pelo presidente Jair Bolsonaro, também integra a lista | Foto: Reprodução

Há 83 partidos na fila de espera para conseguir um registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para disputar as eleições em 2022, isso precisa ser feito até março de ano que vem.

Um desses partidos é a União Brasil, que nasce a partir da fusão entre DEM e PSL e será o maior do país. A Aliança pelo Brasil, idealizada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), também integra a lista.

Hoje, existem 33 partidos registrados no TSE. O último foi a Unidade Popular (UP), em dezembro de 2019. Desses, 25 têm representação do Congresso Nacional.

Continua após a publicidade

Para conseguir o registro, é preciso obedecer a uma série de requisitos, como elaboração de um estatuto, registro em cartório e apoio de no mínimo 0,5% dos votos válidos da última eleição para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos um terço dos estados.

Outros exemplos que aguardam registro no TSE são Partido Pirata do Brasil, Partido Nacional Indígena, Partido Manancial Nacional, Partido Político Animais, Partido dos Defensores da Ecologia e Partido da Frente Favela Brasil.

Veja Também