Representante de Baden-Württemberg busca parcerias em Goiás

Em visita à capital goiana, Ewald Stirner cumpriu agenda na UFG, Fieg, Prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás com foco nas áreas de tecnologia e inovação

Postado em: 15-10-2021 às 08h49
Por: Marcelo Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Representante de Baden-Württemberg busca parcerias em Goiás
Em visita à capital goiana, Ewald Stirner cumpriu agenda na UFG, Fieg, Prefeitura de Goiânia e Governo de Goiás com foco nas áreas de tecnologia e inovação | Foto: Reprodução

O nome é difícil de pronunciar, mas, de um jeito ou de outro, Baden-Württemberg está presente nas vidas de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Esse estado alemão, localizado no sudoeste do país, na fronteira com França e Suíça, é a terra de invenções importantes, como carro motorizado e bicicleta, e de grandes pensadores, como Albert Einstein e Friedrich Hegel.

Com uma população de 11 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) equivalente a 15% do da Alemanha, Baden-Württemberg é considerada a região líder em inovação na Europa.

Continua após a publicidade

Além disso, o estado alemão se destaca na área de relações internacionais, mais especificamente em paradiplomacia, ou seja, a política externa de governos locais, como estados e municípios.

Por exemplo, na Expo Dubai, um evento global de negócios e investimentos que ocorre neste momento nos Emirados Árabes Unidos, há pavilhões de 192 países e de uma apenas um governo local: justamente Baden-Württemberg.

E o estado alemão também se projeta internacionalmente por meio de representações em outros países. São nove escritórios espalhados por cidades como São Francisco, nos Estados Unidos, Tel Aviv, em Israel, Addis Abeba, na Etiópia, e Kawasaki, no Japão, entre outras.

No Brasil, a representação de Baden-Württemberg está sediada em Curitiba, no âmbito da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), e o chefe do escritório, Ewald Stirner, no país desde 2018, participou de reuniões em Goiânia, na quarta-feira (13), para buscar parcerias.

O primeiro encontro ocorreu no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) para conhecer a atuação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia), vinculado à instituição.

A UFG, vale dizer, é pioneira no Brasil em inteligência artificial, um setor de destaque em Baden-Württemberg. O Ceia, que já tem parcerias com o Canadá, demonstrou interesse em estreitar laços com o estado alemão.

Em seguida, o representante de Baden-Württemberg seguiu para o Governo de Goiás, onde se reuniu com técnicos das áreas internacionais da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).

Na ocasião, foram apresentadas as potencialidades de ambos os estados e discutidas formas de aproximá-los, tendo em vista que a Alemanha já um parceiro de peso para Goiás como o terceiro principal país origem das importações goianas, atrás apenas de China e EUA.

Na Prefeitura de Goiânia, Ewald Stirner foi recebido pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) e representantes da Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) e do Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE).

Rogério Cruz se interessou em possíveis cooperações para desenvolver o atual projeto de cidade inteligente proposto pela administração municipal e disse que gostaria de estabelecer uma parceria de cidades-irmãs com algum município de Baden-Württemberg.

O prefeito de Goiânia designou, ainda, uma equipe a fim de organizar uma missão oficial para participar de alguma das três feiras internacionais previstas para ocorrer no estado alemão em 2022.

A presença em feiras também deve contar com uma delegação liderada pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), onde o representante de Baden-Württemberg encerrou seus compromissos na capital goiana.

Vice-presidente da Fieg e presidente do Conselho Temático de Comércio Exterior da mesma instituição, Emílio Bittar garantiu, por fim, uma visita de empresários goianos ao pavilhão do estado alemão na Expo Dubai durante viagem marcada para o mês que vem. (Especial para O Hoje)

Veja Também