TCM põe sob suspeita de irregularidades obra de hospital de Roberto Naves

O prefeito de Anápolis Roberto Naves (PP) não publicou nada em seu perfil com mais de 40 mil seguidores sobre a frustração

Postado em: 02-11-2021 às 08h10
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: TCM põe sob suspeita de irregularidades obra de hospital de Roberto Naves
Decisão, do Tribunal de Contas dos Municípios, encontrou supostas irregularidades com contratação de Organização Social e falta de transparência | Foto: Reprodução

O prefeito de Anápolis Roberto Naves (PP) não publicou nada em seu perfil com mais de 40 mil seguidores sobre a frustração depois de o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ter impedido a inauguração de um hospital sob suspeita de irregularidades na segunda (1). 

A decisão foi concedida pelo conselheiro Fabrício Motta, numa medida cautelar, que proíbe o funcionamento do Hospital Municipal Alfredo Abrahão, principalmente seja gerida pela Organização Social (OS) Associação Beneficente João Paulo II, do Pernambuco. 

Segundo o documento elaborado pelo Ministério Público de Contas (MPC) há possíveis irregularidades na definição da OS pernambucana e, principalmente, falta de transparência sobre a emergência da contratação da entidade. Um dos pontos que mais chamaram a atenção foi o fato de a OS ter oferecido o exato valor reservado pela gestão de Naves para o funcionamento da unidade hospitalar. 

Continua após a publicidade

O procurador escreve que foi constatado, ainda, “que cerca de um mês após, o quadro basicamente não se alterou, uma vez que apenas o termo contratual da avença pode ser acessado, sem qualquer outro documento relativo ao processo de seleção da organização social escolhida, em afronta às normas específicas que regem a matéria”.

Além disso, o MPC, vinculado ao TCM, encontrou fragilidade no caráter emergencial da contratação da OS. Outro aspecto da decisão tem relação com o fato de o município anapolino ter gastado R$350 milhões, previstos em orçamento em 2020 e, agora, quer pagar, em seis meses, R$18 milhões à OS, ou seja, 10% do investido em um ano na cidade com o Sistema Único de Saúde (SUS). 

O MP pediu, então, que os documentos sejam disponibilizados no site da prefeitura e alertou que os atos já caracterizam prática de ato de gestão ilícito e antieconômico. Um vereador ouvido pelo Hoje e que pediram anonimato lembram que o local onde seria inaugurado o hospital funcionava como o CAIS Jardim Progresso.  

Resposta

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que vai apresentar ao TCM todos os documentos e esclarecimentos necessários sobre a contratação da instituição que será responsável pela administração do Hospital Alfredo Abrão. “O modelo de licitação adotado para esta contratação é o mesmo que foi utilizado para inauguração da UPA Pediátrica, que há mais de dois anos presta um serviço de excelência à população anapolina e que, agora, será implantado em todas as unidades de saúde do município, iniciando pelo novo Hospital Municipal”, diz o texto. 

Ainda segundo a gestão de Roberto Naves, não existe existe qualquer ilegalidade no processo, que foi “conduzido desde o início de maneira transparente e respeitando todos os trâmites administrativos”. Ainda segundo a nota, “a SEMUSA recebe com naturalidade a medida cautelar proferida pelo conselheiro do TCM, que cumpre o seu papel de fiscalizar e solicitar quaisquer esclarecimentos”. (Yago Sales, Especial para O Hoje)

Veja Também