PT apaga nota em apoio à reeleição do ditador Daniel Ortega, na Nicarágua

Daniel Ortega foi reeleito presidente do país no último domingo (7), com 74,99% dos votos, após ordenar prisão de sete dos candidatos opositores.

Postado em: 11-11-2021 às 09h40
Por: Ícaro Gonçalves
Imagem Ilustrando a Notícia: PT apaga nota em apoio à reeleição do ditador Daniel Ortega, na Nicarágua
Na imagem, Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT. Daniel Ortega foi reeleito presidente de Nicarágua no último domingo (7), após ordenar prisão de sete dos candidatos opositores | Foto: Reprodução

O Partido do Trabalhadores (PT), que havia publicado na segunda-feira (8/11) uma nota de apoio ao governante ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, precisou apagar a publicação após duras críticas feitas tanto por opositores quanto por aliados. A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, alegou que o texto “não foi submetido à direção partidária”.

Daniel Ortega foi reeleito presidente do país no último domingo (7), com 74,99% dos votos. Este será o quinto mandato consecutivo de Ortega na Nicarágua, país que comanda desde 2007. O resultado ocorreu após Ortega ordenar a prisão de sete candidatos opositores, acusados de “traição à pátria”. Para completar, sua vice-presidente será sua esposa, Rosario Murillo.

No comunicado lançado na segunda-feira (8), o PT saudava o que chamou de “grande manifestação popular e democrática deste país irmão”.

Continua após a publicidade

“Os resultados preliminares, que apontam para a reeleição de Daniel Ortega e Rosario Murillo, da FSLN, confirmam o apoio da população a um projeto político que tem como principal objetivo a construção de um país socialmente justo e igualitário”, afirmava o partido.

Nota em apoio à Daniel Ortega havia sido publicada na segunda-feira (8)

As eleições gerais da Nicarágua foram alvo de denúncias e críticas da comunidade internacional, que denunciou fraudes no processo eleitoral.

“Nota sobre eleições na Nicarágua não foi submetida à direção partidária. A posição do PT em relação a qualquer país é a defesa da autodeterminação dos povos, contra interferência externa e respeito à democracia, por parte de governo e oposição. Nossa prioridade é debater o Brasil com o povo brasileiro”, afirmou Gleisi, em publicação em suas redes sociais.

Veja Também