Senado cobra transparência das emendas do relator

Senadores apontam exagero na execução das despesas

Postado em: 12-11-2021 às 09h25
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Senado cobra transparência das emendas do relator
Senadores apontam exagero na execução das despesas | Foto: Reprodução

Senadores cobraram nesta quinta-feira (11) mais transparência na execução das emendas de relator no Orçamento da união de 2021. O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve na quarta-feira (10) uma liminar da ministra Rosa Weber que suspende esse tipo de despesa até o julgamento de três ações que questionam o chamado “orçamento secreto”.

Para o senador Marcelo Castro (MdB-PI), as emendas de relator estão sendo “demonizadas”. Mas, por outro lado, o parlamentar reconhece que houve “excesso e exagero” nessa forma de execução de despesas.

As emendas de relator estão sendo demonizadas, mas não são um mal em si, não trazem um mal intrínseco. depois da decisão do STF, temos que fazer uma autocrítica porque houve um excesso, um exagero. Os ministros do Supremo votaram no sentido de que precisa haver transparência. Mais comedimento, mais parcimônia. Está na hora de a gente dar um freio de arrumação e fazer uma coisa mais razoável, mais transparente, mais compartilhada — disse.

Continua após a publicidade

O tema será discutido em uma audiência pública da ComissãoMistade Orçamento (CMO),marcadapara as 14hdesta quinta-feira. devem participar do debate representantes do Tribunal de Contas da união (TCu), do Ministério Público Federal, do Instituto Contas Abertas, da Instituição Fiscal Independente (IFI,doSenado), edaConsultoriadeOrçamento da Câmara dos deputados. (Agência Senado)

Veja Também