Lula compara permanência de ditador da Nicarágua com mandatos de europeus

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista ao jornal espanhol El País, comparou a reeleição do ditador

Postado em: 23-11-2021 às 11h42
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Lula compara permanência de ditador da Nicarágua com mandatos de europeus
Ex-presidente concedeu entrevista ao jornal espanhol El País e jornalistas rebataram que lideres da Europa não mandaram prender opositores | Foto: reprodução

O ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em entrevista ao jornal espanhol El País, comparou a reeleição do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, em votação considerada de fachada, com os mandados da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, e do primeiro-ministro da Espanha, Felipe González.

“Por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Por que o Felipe González [primeiro-ministro da Espanha entre 1982 e 1996] pode ficar 14 anos no poder? Qual é a lógica?”, indagou Lula ao durante a entrevista.

O petista opinou sobre a situação do país latino-americano quando foi questionado pelas jornalistas espanholas. Segundo Lula, “todo político que começa a se achar imprescindível ou insubstituível começa a virar um pequeno ditador”.

Continua após a publicidade

Na sequência, emendou comparando a permanência de Ortega com as lideranças europeias. O que foi rebatido pelas jornalistas, que lembraram que os dois nomes citado pelo ex-presidente não chegaram a encarcerar opositores, nos meses que antecederam qualquer eleição.

A ditadura de Ortega prendeu sete candidatos de oposição. Eles foram acusados de lavagem de dinheiro e traição à pátria. Em resposta, o petista tentou conserta: “”Eu não posso julgar o que aconteceu na Nicarágua. No Brasil, eu fui preso, eu era considerado Presidente da República eleito e fui preso. Fiquei 580 dias na cadeia para que Bolsonaro fosse eleito”.

Comparou com a prisão dele em 2018. “Eu não sei o que as pessoas fizeram para ser presas. […] Se o Daniel Ortega prendeu a oposição para não disputar a eleição como fizeram no Brasil contra mim, ele está totalmente errado.”

Nicarágua

No início deste mês, Daniel Ortega, de 75 anos, venceu a eleição, considerada, por observadores, de fachada. Pois, a disputa foi feita com outros cinco candidatos que são aliados do governo. Ortega assume o quarto mandato consecutivo, tendo como vice a própria esposa, Rosario Murillo.

Além de Lula, a própria direção do PT chegou a publicar nota celebrando a reeleição de Ortega. O texto foi assinado por Romenio Pereira, secretário de Relações Internacionais, e postado nas redes sociais, sendo depois apagado. Trechos citavam que “uma grande manifestação popular e democrática”, confirmando “o apoio da população a um projeto político que tem como principal objetivo a construção de um país socialmente justo e igualitário”.

Veja Também