Mutirões em Aparecida esquentam disputa entre Caiado e Mendanha

Estão em jogo o eleitorado da região metropolitana e o legado de Iris Rezende.

Postado em: 02-12-2021 às 08h16
Por: Marcelo Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Mutirões em Aparecida esquentam disputa entre Caiado e Mendanha
Estão em jogo o eleitorado da região metropolitana e o legado de Iris Rezende. | Foto: Reprodução/Internet

Depois de realizar o primeiro Mutirão Iris Rezende, nome dado em homenagem ao ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia morto recentemente, o governo estadual se prepara para a próxima edição.

Com foco inicial na região metropolitana, o primeiro mutirão liderado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM/União Brasil) ocorreu, no mês passado, em Goiânia, e o segundo será em Aparecida de Goiânia, nos dias 11 e 12 de dezembro.

Campanha antecipada

Continua após a publicidade

Em clima de campanha antecipada, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), anunciou o retorno de sua versão do mutirão, o programa Prefeitura em Ação, marcado para os dias 3 e 4 de dezembro em uma outra região da cidade.

Mendanha, vale lembrar, desponta como o principal candidato de oposição a Caiado nas eleições de 2022, que, apesar de teoricamente ainda estarem distantes, já são o grande assunto da política goiana.

E os dois mutirões, realizados com o intervalo de apenas um final de semana, mostram, além da campanha antecipada, que ambos os pré-candidatos querem aumentar suas influências na região metropolitana, onde se concentra a maior parte do eleitorado goiano.

Tradicionalmente, em Goiás, o governador não é muito bem visto nessa região. Porém, a mais recente pesquisa FoxMappin/O Hoje indica que Caiado tem uma boa aprovação especificamente em Goiânia. Ele tem apenas 26,8% de rejeição na capital, enquanto 38,9% o consideram ótimo ou bom

Por sua vez, Mendanha, reeleito prefeito de Aparecida de Goiânia com mais de 95% dos votos válidos em 2020, tem o objetivo de evidenciar que sua força permanece, ainda mais em um momento em que o caiadismo busca se expandir para a cidade.

A movimentação mais clara se dá por meio do presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, pré-candidato a vice-governador na chapa de Caiado, ex-aliado de Mendanha e filho de Maguito Vilela, tido como o responsável pela transformação de Aparecida de Goiânia enquanto foi prefeito.

Mendanha, de fato, deu continuidade ao trabalho de Maguito, mas, agora, Daniel faz questão de ressaltar o papel de seu pai, colocando-o como mais importante do que o atual prefeito de Aparecida de Goiânia. E é assim, ao lado de Daniel, que Caiado espera aumentar sua popularidade na cidade.

De qualquer forma, a depender do sucesso ou fracasso de cada mutirão, com certeza será algo utilizado, em mais uma amostra de campanha antecipada, para ressaltar a força ou a fraqueza de um ou de outro. 

Legado de Iris

Um outro ponto que está em jogo na disputa de mutirões é o legado de Iris Rezende, uma figura histórica com peso especialmente na região metropolitana. O próprio Caiado deixa isso claro ao utilizar o nome de Iris em seu programa.

Aliás, o governador, embora tenha sido adversário do emedebista no passado, o tinha como aliado pelo menos desde 2014. E Iris foi o principal fiador da aliança entre Caiado e Daniel, que, juntos, tentarão herdar o prestígio do ex-prefeito de Goiânia.

Enquanto isso, Mendanha, sabendo da ofensiva caiadista-vilelista, buscará não perder espaço em seu reduto eleitoral. E o prefeito de Aparecida de Goiânia, que costuma dizer que Caiado vai atrás de suas agendas pelo estado, agora é quem corre atrás.

E tanto Caiado quanto Mendanha, cada um da sua maneira, visam resgatar o significado dos mutirões de Iris, conhecidos em Goiás desde há muitas décadas, de uma união de forças entre a comunidade responsável por gerar resultados positivos na prática para a população. (Especial para O Hoje)

Veja Também