Eleições 2022: cenário nacional faz Cruz repensar apoio a Caiado

Republicanos deve apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro, que, em Goiás, dificilmente estará no mesmo palanque do governador

Postado em: 03-12-2021 às 08h22
Por: Marcelo Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Eleições 2022: cenário nacional faz Cruz repensar apoio a Caiado
Republicanos deve apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro, que, em Goiás, dificilmente estará no mesmo palanque do governador | Foto: Antônio Silva

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), tem acumulado, nas últimas semanas, declarações de apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM/União Brasil) em 2022.

De acordo com essas declarações de Cruz, o nome de Caiado, na avaliação do prefeito de Goiânia, é o melhor para seguir governando o estado, mas, agora, ele pode tomar um caminho diferente.

Para entender o novo cenário, é preciso contextualizar a situação em Goiás do Republicanos, que, publicamente, diz ter como grande objetivo a candidatura ao Senado do deputado federal e presidente estadual do partido, João Campos.

Continua após a publicidade

Como o jornal o Hoje já mostrou, o parlamentar tem mais afinidade com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), que desponta como o candidato mais competitivo de oposição a Caiado.

Campos e Mendanha são da mesma igreja, a Assembleia de Deus. Além disso, o deputado federal conta com Jhonatan Medeiros, seu sobrinho, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia, ou seja, está diretamente envolvido com o projeto de cidade inteligente, considerado a principal marca da gestão de Mendanha.

Oficialmente, Campos afirma que mantém diálogo com todos os pré-candidatos a governador em 2022, até porque, diferentemente dele, prefeitos do partido no interior e o presidente do Republicanos no Distrito Federal, Wanderley Tavares, consideram Caiado uma “aposta mais segura”, nas palavras de um membro do partido.

Segundo essa mesma fonte, que tem bom trânsito em Brasília, o Republicanos estaria de olho em contratos publicitários da gestão estadual devido à ligação do partido com veículos de comunicação. E é sempre bom lembrar que a igreja mais próxima da cúpula nacional da legenda é a Universal, e não a Assembleia de Deus.

Porém, em razão do cenário nacional, o Republicanos está repensando sua estratégia para Goiás. Dessa forma, Cruz, que era o maior entusiasta da reeleição de Caiado dentro do partido, também teve que recalibrar o discurso.

O Republicanos foi uma das opções para o presidente Jair Bolsonaro se filiar, mas ele acabou preferindo o PL. De qualquer forma, a relação entre eles permanece boa e devem estar no mesmo palanque no ano que vem.

E o PL, em Goiás, já decidiu que não estará com Caiado. O presidente estadual do partido, Flávio Canedo, quer apoiar Mendanha. No entanto, existe a possibilidade de Bolsonaro bancar a candidatura do deputado federal Vitor Hugo, um bolsonarista de primeira hora.

A situação do PL goiano, portanto, ainda não está 100% definida, mas o prefeito de Aparecida de Goiânia, mesmo após a filiação de Bolsonaro, tem estimulado alguns aliados a irem para o partido, o que indica uma tendência de composição.

Diante desse cenário em que Bolsonaro estará contra Caiado em Goiás, o Republicanos avalia descartar o apoio à reeleição do governador. Não é à toa que membros do partido se reuniram com Mendanha no início dessa semana.

E o próprio Cruz voltou atrás em relação a suas declarações sobre Caiado. Ele não só disse que vê com bons olhos uma eventual filiação de Mendanha ao Republicanos, como também fez questão de deixar claro que sua parceria com o governador está restrita à gestão e não necessariamente a uma aliança eleitoral.

No fim, por não disputar as eleições em 2022, o prefeito de Goiânia pode ficar um pouco mais neutro no ano que vem, já que seu foco é ser reeleito em 2024. Mas o Republicanos, por sua vez, não terá como continuar em cima do muro. (Especial para O Hoje)

Veja Também