Ex-presidente Lula venceria no primeiro turno a eleição a presidencial, mostra pesquisa do Ipec

Postado em: 15-12-2021 às 09h36
Por: Alexandre Paes
O petista chega a 48% das intenções de voto, tendo uma vantagem de 27% a mais contra o atual presidente, Jair Bolsonaro, que tem 21% das intenções de voto. | Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria no primeiro turno a eleição presidencial se ela fosse realizada hoje, aponta uma pesquisa do Ipec que foi divulgada na última terça-feira (14/12). Nos dois cenários considerados pela pesquisa, lula tem mais da metade dos votos válidos, o que elimina a necessidade de um segundo turno.

No primeiro cenário, que inclui um grande número de candidatos, o petista chega a 48% das intenções de voto, tendo uma vantagem de 27% a mais das intenções contra seu oponente e atual presidente, Jair Bolsonaro, que tem 21% das intenções de voto. Em seguida aparecem o candidato Sergio Moro com 6% e Ciro Gomes com 5%.

Já segundo cenário apresentado na pesquisa, que apresenta inclui número reduzido de candidatos presidenciáveis, Lula tem 49% das intenções de voto, em seguida Bolsonaro com 22%, Sergio Moro com 8% e novamente Ciro Gomes com 5%. O levantamento também mostra que mais da metade dos brasileiros reprova o Governo de Bolsonaro.

A pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 13 de Dezembro, e ouviu cerca de 2.002 pessoas em 144 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança e de 95%. O Ipec é uma consultoria criada por ex-execultivos do Ibope.

Compartilhe: