Antonio Anastasia é escolhido pelo Plenário para o cargo de ministro do TCU

Com 52 votos a seu favor, Anastasia assume a vaga deixada por Raimundo Carreiro, que será embaixador do Brasil em Portugal.

Postado em: 15-12-2021 às 11h18
Por: Victoria Lacerda
Imagem Ilustrando a Notícia: Antonio Anastasia é escolhido pelo Plenário para o cargo de ministro do TCU
Com 52 votos a seu favor, Anastasia assume a vaga deixada por Raimundo Carreiro, que será embaixador do Brasil em Portugal. | Foto: Reprodução/Internet

Na última terça-feira (14/12), o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) foi escolhido pelo Plenário do Senado Federal, para assumir o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). No total foram 52 votos para Anastasia, 19 para a senadora Kátia Abreu (PP-TO) e 7 para o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). 

Vale lembrar que a indicação ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados, assim Anastasia substituirá o ministro Raimundo Carreiro, que foi aprovado em novembro para o cargo de embaixador do Brasil em Portugal. Como Carreiro havia sido uma indicação do Senado, a vaga deve ser preenchida pela mesma origem.

Ao discursar para os colegas antes da votação, Antonio Anastasia disse que um ministro do TCU precisa ter como atributos não apenas o conhecimento técnico sobre as contas públicas e a legislação aplicada à administração federal, mas também sensibilidade para compreender a situação dos gestores. 

Continua após a publicidade

“É imprescindível que o ministro, ao exercer o seu trabalho, tenha de fato condições de sopesar, no caso concreto, diante de cada circunstância, de cada processo que lhe é submetido, às circunstâncias adequadas àquele caso”, afirmou Anastasia.

O Tribunal de Contas é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, conforme prevê a Constituição Federal. 

*Com informações da Agência Senado

Veja Também