Secretaria da Saúde presta contas durante audiência pública na Câmara Municipal

Secretário anuncia retorno das motolâncias durante prestação de contas

Postado em: 16-12-2021 às 12h25
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Secretaria da Saúde presta contas durante audiência pública na Câmara Municipal
Secretário anuncia retorno das motolâncias durante prestação de contas | Foto: Francisco Carvalho

Durante uma audiência pública da Comissão de Saúde e Assistência Social no plenário da Câmara na última quarta-feira (15/12), o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, prestou contas referente ao segundo quadrimestre deste ano.

Alguns dos resultados apresentados foram de que a Prefeitura aplicou 19,46% dos recursos próprios na saúde, um percentual acima do mínimo estabelecido por Lei Federal (LC 141/2012), que determina a aplicação de no mínimo 15%. Neste mesmo período, foram realizados 296.971 procedimentos de urgência, ao custo total de R$ 201,5 milhões e 11,5 milhões de procedimentos de média e alta complexidade, totalizando R$ 389 milhões.

Durval destacou que Goiânia, de forma pioneira, inaugurou este ano um centro integrado de subespecialidades pediátricas. “Hoje o usuário do SUS em Goiânia tem acesso a especialidades como nefropediatra, neuropediatra e cardiopediatra na unidade Domingos Vigiano, no Jardim América”, disse.

Continua após a publicidade

No comando da audiência, o presidente da Comissão de Saúde, Mauro Rubem (PT), criticou a falta de 48% dos medicamentos e insumos essenciais nas unidades de saúde, de acordo com levantamento feito pelo próprio vereador. Por sua vez, Durval respondeu que a culpa da falta de medicamentos e insumos é culpa do processo burocrático de compra em que, muitas vezes, o fornecedor que venceu o processo não entrega no prazo, fazendo com que o segundo colocado ganhe mais dias para atender, o que atrasa ainda mais a entrega.

Já Raphael da Saúde (DC) pediu o retorno das “motolâncias”, serviço criado em 2010 como parte do Samu e desativado em 2015 por ter sido desqualificado pelo Ministério da Saúde, perdendo assim, recurso federal para seu funcionamento. “o serviço de ambulância por moto dá agilidade no atendimento de emergência, em vista do trânsito complicado que temos em Goiânia”, ressaltou.

Em relação às motolâncias, o secretário garantiu que em breve elas estarão novamente em circulação na Capital: “Achamos um recurso que ficou perdido e estamos correndo atrás dele. Portanto, em breve, o serviço de motolância deverá estar reativado em Goiânia”.

Combate à Covid-19

Em relação ao controle da pandemia de Covid-19, Durval pontuou que o município aplicou mais de 2,2 milhões de doses e está próximo de alcançar 70% de toda a população vacinada com as duas doses do imunizante. Além de continuar com a testagem da doença, a Prefeitura colocou um ponto de atendimento no aeroporto para monitorar quem chega à cidade e postos itinerantes para avaliar a transmissão em cada região.

Por fim, em uma ação para vacinar pessoas com a segunda dose atrasada, ou que já podem tomar a dose de reforço, ou que sequer tomaram a primeira dose, a Prefeitura está atuando com vans de vacinação circulando por locais públicos diferentes todos os dias e já aplicou mais de 7 mil doses.

Veja Também