Quinta-feira, 28 de março de 2024

Em três anos, Bolsonaro foi alvo de mais pedidos de impeachment que 4 ex-presidentes juntos

Somente ao longo do ano de 2021, foram 84 denúncias por crime de responsabilidade, número maior que o total recebido por Dilma Roussef em seis anos de mandato

Postado em: 28-12-2021 às 16h12
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Em três anos, Bolsonaro foi alvo de mais pedidos de impeachment que 4 ex-presidentes juntos
Somente ao longo do ano de 2021, foram 84 denúncias por crime de responsabilidade, número maior que o total recebido por Dilma Roussef em seis anos de mandato. | Foto: Reprodução

Durante seus três anos de mandato, Jair Bolsonaro (PL) já foi alvo de 143 pedidos de impeachment, segundo dados da Câmara. Foram 5 denúncias protocoladas em 2019, seguidas de 54 em 2020, e mais 84 neste ano. A título de comparação, esse total é maior que a soma de pedidos sofridos pelos ex-presidentes Michel Temer (MDB), 31, Dilma Rousseff (PT), 68, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 37, e Itamar Franco, juntos.

Entre os autores das denúncias envolvendo Bolsonaro, reúnem-se desde integrantes de partidos de esquerda a até ex-aliados, como os deputados Alexandre Frota (PSDB-SP) e Joice Hasselmann (PSL-SP).

A denúncia mais recente por crime de responsabilidade foi protocolada no início de dezembro, por Miguel Reale Jr., ex-ministro da Justiça. 

Continua após a publicidade

Na peça, o jurista argumentou que o presidente da República adotou a chamada “imunidade de rebanho por contaminação” como política de enfrentamento ao novo coronavírus; que Bolsonaro sabotou as políticas impostas por ex-ministros da Saúde, como Luiz Henrique Mandetta; que ele promoveu medicamentos sem comprovação científica e que houve boicote do Palácio do Planalto à vacinação em massa.

Para Reale Jr., Jair Bolsonaro atentou contra o direto à vida, cometendo crime de responsabilidade ao ignorar as medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Veja Também