“O papel do Sebrae é fazer a diferença no universo dos pequenos empresários”, afirma Antônio Carlos Lima

“83% dos empregos que são gerados em Goiás são provenientes das micro e pequenas empresas”, diz especialista

Postado em: 30-12-2021 às 08h09
Por: Felipe Cardoso
Imagem Ilustrando a Notícia: “O papel do Sebrae é fazer a diferença no universo dos pequenos empresários”, afirma Antônio Carlos Lima
“83% dos empregos que são gerados em Goiás são provenientes das micro e pequenas empresas”, diz especialista | Foto: OHojeNews

O diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Goiás (Sebrae-GO), Antônio Carlos Lima Neto, esteve com o jornalista Wilson Silvestre para um bate-papo sobre o papel do Sebrae-GO durante o período de retomada econômica e geração de empregos pós-pandemia.

Em entrevista ao programa Momento Político do canal O Hoje News, Antônio Carlos chamou atenção para a estrutura e suporte oferecido pelo Sebrae-GO ao micro e pequeno empresário, bem como sua importância para manutenção dos negócios em períodos de crise. 

Segundo o técnico, que é graduado em Engenharia Agronômica e pós-graduado em Gestão de Negócios, 83% dos empregos que são gerados em Goiás são provenientes das micro e pequenas empresas assistidas, ao longo de toda a crise desencadeada pela Covid-19, pelos programas e profissionais da Instituição. 

Continua após a publicidade

A entrevista completa pode ser conferida por meio do canal do O Hoje News no YouTube. A seguir você confere um trecho do bate-papo nos estúdios do grupo O Hoje. 

Wilson Silvestre: A economia brasileira depende muito dos pequenos negócios, quase todos alicerçados no empreendedorismo familiar. Qual é a estratégia do Sebrae-GO para que o pequeno empreendedor não desista diante das dificuldades pós-pandemia?

“O Sebrae-GO tem atuado fortemente para que a gente supere esse momento de desafios trazidos por uma pandemia em que todos nós estamos envolvidos. Através do nosso observatório temos constatado que as dificuldades ainda permanecem no universo das micro e pequenas empresas. Tivemos um universo onde aproximadamente 85% das empresas continuaram operando. Aqui temos um destaque especial que é o agro [agronegócio] que não parou em momento algum e felizmente continuou proporcionando o abastecimento de milhares de pessoas. 

Temos concepção da importância do apoio do Sebrae-GO neste momento, bem como o que temos feito em todos os segmentos da Economia por meio de nossas consultorias e assessorias. Com enfoque muito forte às micro e pequenas empresas que se destacam como grandes propulsoras da retomada econômica. Temos efetivamente contribuído para amenizar esse processo diante de todas as dificuldades. 

Seguimos fazendo tudo para que o empreendedorismo se destaque. A partir do momento em que as atividades paralisaram, muitas delas evidenciadas pelo isolamento social, tivemos uma redução significativa de faturamento por grande parte dessas empresas. 

A gente identifica nesses levantamentos um apontamento favorável onde se constata, em média, uma perda de 34% do faturamento das micro e pequenas empresas durante a pandemia. Mas ao mesmo tempo já podemos ver uma recuperação. Isso realmente sinaliza um fator favorável e nos traz otimismo. 

Wilson Silvestre: Diante da retomada acelerada das atividades econômicas pós surto da pandemia, qual a  contribuição do Sebrae-GO em ajudar às micro e pequenas empresas nesse processo de retomada? 

“O Sebrae-GO tem um papel determinante nesse processo. Quando falamos do universo das micro e pequenas empresas, estamos falando do grande volume de empresas constituídas dentro do nosso Estado. Empresas que, por sinal, representam uma grande parte da geração de mão de obra. Se fizermos uma avaliação nesse contexto, estamos falando desde os microempreendedores individuais, com faturamento de até R$ 81 mil por ano, até empresas de pequeno porte. É um trabalho de atendimento, consultoria e orientação a todos eles. Tudo isso para que possam sair desse momento de dificuldade e, acima de tudo, superar todos os obstáculos encontrados.

Wilson Silvestre: Muito se fala sobre a questão ambiental como novo balizador dos negócios, considerando que o consumidor, de um modo geral, está mais atento à origem do que compra. O Sebrae-GO orienta os micro e pequenos empreendedores sobre as questões ambientais?

“Essa temática não é nova, mas ao mesmo tempo nos traz uma evidência cada vez maior nesse momento em que estamos vivendo. A gente constata isso quando temos um enfoque no agronegócio, um setor que se destaca, e ao mesmo tempo conta com  um consumidor mais exigente. Dessa forma, a pauta sustentabilidade se torna uma vitrine cada vez mais perceptível ao sentimento dos nossos consumidores.

O agro tem feito seu papel a partir do momento em que se preserva grande parte de sua área de produção, consequentemente com recordes de produtividade. Temos parcerias muito fortes do Estado que nos fortalecem nesse momento em que a economia de sustentabilidade é uma tendência muito real dentro de todo esse universo de atuação, E é aí que nos  fazemos presentes com soluções e produtos que atendem a expectativa de nossos clientes.

Wilson Silvestre: Como o segmento das micro e pequenas empresas em Goiás vai fechar o ano de 2021?

Foi um ano que entrará para a história de todos nós. Um ano que superamos com muitas dificuldades e desafios diante de uma pandemia que ainda não acabou, mas que nos traz a convicção de que estamos superando esse momento. 

A sinalização é de otimismo, de retomada, onde o Sebrae-GO tem atuado fortemente em busca de soluções, trazendo suporte e consultoria aos empresários para que eles consigam se recuperar. 

Temos a atuação de programas especiais, todo apoio que temos com as parcerias estabelecidas dentro do Estado, são exemplos cada vez mais pontuais que temos o prazer de dividir com todos, pois é um papel que muitas vezes invisível, mas que se faz diferenciado ao promover o desenvolvimento econômico de diversas empresas geradoras de empregos. 

Para se ter uma ideia, 83% dos empregos que são gerados em Goiás são provenientes das micro e pequenas empresas. O Sebrae-GO tem esse papel de fazer a diferença dentro desse universo de pequenos empresários. 

Wilson Silvestre: Qual a mensagem de otimismo para o ano que vem? 

Que continuem com muita determinação e empenho, contando sempre com o apoio que o Sebrae-GO pode dar, um apoio necessário num momento de dificuldade e, acima de tudo, de esperança muito forte. Que possamos ter dias melhores, com retomada da nossa economia e movimentação dos nossos negócios. Estamos muito otimistas de que todo esse momento será superado e que teremos condições de contar boas histórias lá na frente. 

Veja Também