Críticas de Roller a Moro não devem atrapalhar apoio de Caiado

Secretário de Governo fez duras críticas ao presidenciável do Podemos, mas diz que seus comentários não foram de natureza política

Postado em: 31-12-2021 às 09h09
Por: Marcelo Mariano
Imagem Ilustrando a Notícia: Críticas de Roller a Moro não devem atrapalhar apoio de Caiado
Secretário de Governo fez duras críticas ao presidenciável do Podemos, mas diz que seus comentários não foram de natureza política | Foto: Reprodução

As críticas que o secretário estadual de Governo, Ernesto Roller, tem feito ao pré-candidato do Podemos a presidente, Sergio Moro, não devem ter impacto nas articulações sobre o eventual apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM/União Brasil) ao ex-ministro da Justiça e ex-juiz responsável por julgar em primeira instância os casos da Lava Jato em Curitiba.

Quem afirma isso é o próprio Roller, que, à reportagem, argumentou ter feito comentários sem qualquer natureza política. “Não estou participando das articulações e as minhas críticas não vão ter problema”, disse.

Nas redes sociais, o secretário declarou o seguinte: “Perder tempo com Sergio Moro é menos valioso do que levar o lixo para a coleta. Passemos adiante com alguém que mereça pelo menos a atenção dos urubus”.

Continua após a publicidade

Roller também compartilhou publicações contrárias a Moro feitas pelo jornalista Reinaldo Azevedo, pelo cientista político Alberto Carlos Almeida e pelo advogado Augusto de Arruda Botelho, com questionamentos sobre a relação entre o presidenciável do Podemos e o doleiro Alberto Youssef, além da empreiteira Odebrecht.

“A campanha nem começou, mas todo dia criam uma fake news contra mim. Já tentaram me associar à Odebrecht. Agora, me acusam de ajudar o doleiro Youssef. Mas vejam, pelo amor de Deus, a verdade aqui é uma só: eu mandei prender o Youssef. Não foi uma vez. Foram duas vezes”, justificou Moro.

Ainda pelas redes sociais, Roller fez referência ao ex-procurador Deltan Dallagnol, que coordenou a Operação Lava Jato e se filiou recentemente ao Podemos para disputar mandato de deputado federal pelo Paraná.

“Quantos ‘Dallagnois’ existem Brasil afora? Justiceiros escrotos que não tem moral para o exercício do cargo! Em Formosa, conheço um que só não tem coragem de sair do cargo para se candidatar. Covarde!”, escreveu o secretário.

Ao jornal O Hoje, Roller reiterou as críticas a Moro e à condução da Lava Jato. “Sou advogado criminal e penso que esse cidadão prestou um desserviço. Essa é uma convicção jurídica e não tem natureza partidária.”

“[Os responsáveis pela Lava Jato] utilizaram das funções que exerciam para interesses políticos. Estarem nas urnas hoje é uma consequência disso, talvez uma etapa daquilo que podem ter estabelecido lá atrás”, completou.

E teve mais: “Para ser portador de uma pauta anticorrupção, que sempre vai estar presente nas eleições porque nenhum eleitor quer desvio de dinheiro público, você precisa ser isento. E essa gente tem muita coisa obscura”.

Questionado sobre qual pré-candidato a presidente terá seu voto no ano que vem, o secretário disse que ainda não decidiu, mas tem a certeza de que Moro não contará com seu apoio, mesmo que ele esteja no palanque de Caiado.

Há, no momento, uma articulação para que Caiado caminhe ao lado de Moro já no primeiro turno do pleito de 2022. As conversas ocorrem também a nível nacional entre Podemos e a União Brasil, resultado da fusão do DEM com o PSL.

A maior ameaça à formação de um palanque em Goiás composto por Caiado e Moro seria a filiação ao Podemos do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (sem partido), que deve ser o principal candidato de oposição ao atual governo.

Procurado pela reportagem, o deputado federal e presidente estadual do Podemos, José Nelto, minimizou as falas de Roller. “Respeito o pensamento dele, mas não concordo. E isso não muda em nada a minha missão, que é viabilizar o apoio do governador ao Moro. Ele é o candidato mais viável da terceira via e o Caiado não tem outra escolha.”

Veja Também