“Orçamento secreto de Bolsonaro é muito pior que o Mensalão” , diz Kajuru

Senador criticou receita que 12 parlamentares goianos receberam

Postado em: 03-01-2022 às 09h20
Por: Raphael Bezerra
Imagem Ilustrando a Notícia: “Orçamento secreto de Bolsonaro é muito pior que o Mensalão” , diz Kajuru
Senador criticou receita que 12 parlamentares goianos receberam | Foto: Reprodução

O senador Jorge Kajuru (Podemos) condenou a prática do orçamento secreto que é utilizado para angariar apoio de deputados e senadores em votações de interesse do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). O senador apontou ainda que os recursos utilizados são maiores que o mensalão que comprava apoio dos partidos no Congresso durante o primeiro ano do governo Lula (PT).

“É um Mensalão 2.0? O orçamento secreto de Bolsonaro é muito pior que o do Mensalão. É um crime inaceitável, é escandaloso. Para mim, tinha que ter punição, condenação”, disse Kajuru em entrevista à rádio Jovem Pan.

O goiano aponta que para o ano de 2022 a expectativa é que os recursos destinados à compra de parlamentares seja ainda maior tendo em vista as eleições presidenciais. “No mundo em que vivemos, não há almoço grátis. Mas este é o almoço mais caro que eu já vi”, compara.

Continua após a publicidade

O que é o orçamento

As emendas de relator são um dos quatro tipos de emendas existente. São elas: a individual, a de bancada, a de comissão e a da relatoria. A diferença da de relator para as outras é que ela é definida pelo deputado federal ou senador escolhido como relator-geral do Orçamento a cada ano, em negociações geralmente informais com os demais colegas.

Veja Também