Ministério da Saúde estuda redução do período de isolamento para pacientes com Covid-19

Ministro se baseia nos Estados Unidos que já reduziu o tempo do isolamento

Postado em: 07-01-2022 às 10h39
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Ministério da Saúde estuda redução do período de isolamento para pacientes com Covid-19
Ministro se baseia nos Estados Unidos que já reduziu o tempo do isolamento | Foto: Divulgação

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta sexta-feira (7/1) que o governo federal estuda diminuir o período de isolamento para pacientes com Covid-19 de 10 a 14 dias para apenas cinco dias.

Atualmente, a orientação médica é de que infectados com o Coronavírus fiquem isolados de 10 a 14 dias para evitar a disseminação da doença. Segundo Queiroga, secretários da pasta devem se reunir ainda hoje para discutir a medida.

“Vou me reunir hoje com os secretários, aqui a gente tem de se preparar para os cenários de maior gravidade. A gente ainda não sabe qual é o potencial dessa variante [Ômicron]”, ressaltou Marcelo.

Continua após a publicidade

De acordo com o ministro, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de Saúde dos Estados Unidos, já adotou e recomenda essa redução desde o mês de dezembro.

“Está sendo analisado. Possivelmente [será implementado], porque isto está sendo adotado em outros países, tem assento em evidências científicas, é possível que nós adotemos essa mesma conduta. Cinco dias, isso está em estudo pela área técnica, na Vigilância em Saúde, na Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid [Secovid]. Hoje tenho uma reunião com secretários”, concluiu Queiroga.

Veja Também