Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Câmara Municipal: importância, função e para que servem os vereadores e o poder legislativo

Casa de Leis de Goiânia possui 36 parlamentares além de diversos outros servidores; entenda mais

Postado em: 09-01-2022 às 14h00
Por: Igor Afonso
Imagem Ilustrando a Notícia: Câmara Municipal: importância, função e para que servem os vereadores e o poder legislativo
Casa de Leis de Goiânia possui 36 parlamentares além de diversos outros servidores; entenda mais | Foto: reprodução

Quando falamos “Política” o que vem a sua cabeça? Com certeza você pensou em impeachment, corrupção, desvio de verba e outros pontos negativos. O quão envolvido com política você é? Sabe quais os deveres do presidente da República? e dos deputados estaduais? Você sabe a função e a importância de um vereador? 

Um déficit muito grande que a educação brasileira possui é a falta de ensino político nas escolas. Somos ensinados desde crianças a somar, dividir, subtrair e multiplicar, além de aprendermos sobre a história do país, anatomia do corpo humano, espécies de animais, mas não aprendemos sobre os poderes políticos que regem o local onde vivemos. 

Pensando na política como uma pirâmide, a base é composta pela Câmara Municipal. É ela que trabalha na formulação das leis municipais, na aprovação ou veto das ações que a prefeitura deseja fazer. A Câmara deve produzir as normas jurídicas que irão regular a vida em sociedade da população, observando os limites de atuação definidos na Constituição Federal e as normas locais de interesse da comunidade. 

Continua após a publicidade

A Câmara Municipal de Goiânia possui 36 vereadores e para essa matéria, entrevistamos a vereadora Luciula do Recanto (PSD), eleita para o período de 2021 a 2024, com 5.982 votos. Confira:

Quem é a Luciula do Recanto?

Luciula do Recanto é uma mulher forte, pé no chão, simples, mas que sempre viveu para fazer a diferença onde estivesse plantada. Me encontrei na causa animal onde pude colocar em prática todo meu potencial, estilo de vida e empenho para ir contra a ditadura implantada por séculos onde mulher não pode nada. Nunca me esqueço de onde vim. Meu alicerce é minha vida no abrigo, é lá que me encontro e pego a direção pra lutar de forma eficaz e com resultados pelos animais.

Para quem ainda não entende de política e está em busca desse conhecimento: qual as funções de uma vereadora? 

Em rápidas palavras, a vereadora tem como função primordial representar os interesses da população perante o poder público. Os vereadores são responsáveis por representar a sociedade perante o poder, lutar pelos interesses coletivos, elaborar leis municipais e fiscalizar as ações do poder executivo.

Esse é o seu primeiro ano de mandato, como você o avalia?

Como vereadora me senti muito limitada. Foi tudo novo. Tive que aprender a respirar e entender como funciona a política e tudo que cabe ao trabalho de vereadora. Além de fiscalizar e criar projetos dentro da minha bandeira, continuei trabalhando no contexto de maus-tratos contra animais de forma efetiva e educativa.

Como você pretende atuar em 2022?

Neste ano de 2022 pretendo apertar mais ainda o cerco contra maus-tratos e melhorar meu desempenho nos projetos, inovando e lutando pelo hospital público veterinário e reestruturação do Zoonoses. Além disso, na política pretendo alçar vôos mais altos como lutar por uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Na sua visão, o que está no caminho certo e o que precisa mudar em Goiânia?

Creio que Goiânia precisa de mais ação e menos emoção. Precisamos focar nas necessidades básicas e simples da população. Chega de tantas honrarias, diplomas e nomes de praças. Acredito que os vereadores, assim como a prefeitura, tem que investigar, identificar e solucionar problemas cotidianos para melhorar a qualidade de vida dos goianienses. Fala-se muito de cidade inteligente, mas ao meu ver, só se pode ter uma cidade inteligente onde há integração do humano-animal-natureza e quando estiverem integrados de forma simples, trazendo projetos baratos e práticos  para aplicar todo recurso nas soluções de problemas em todas esferas.

Ao todo, Goiânia possui 36 vereadores, destes, somente cinco são mulheres. Como você avalia essa desigualdade? Para você, o que está faltando para vermos mais mulheres em cargos políticos?

Creio que uma grande parcela das mulheres não se descobriram capazes devido às múltiplas funções que ela exerce na sociedade e, para piorar, muitas se submetem ao machismo sem perceber e não se apoiam. Fala-se muito no poder da mulher, mas ainda há uma distância grande entre falas e discursos e a verdadeira valorização desse poder. Não se muda um conceito de machismo mecânico que atinge a todos em poucos anos, isso é uma construção e leva décadas.

O que falta pra nós mulheres ocuparmos mais cargos importantes na política é união e  revolução. As mulheres precisam se libertar, conquistar seus espaços e depois apoiar umas às outras. Só assim, vamos entender de fato, a importância do nosso papel na sociedade.

Para finalizar, gostaria de fazer algum agradecimento?

Eu gostaria de agradecer a Deus por tudo o que já fez e o que vem fazendo na minha vida e através dela. Depois agradecer a mim mesma por me descobrir e me valorizar e jamais deixar ninguém me menosprezar. E aos animais que me ensinaram que sou capaz de amar sempre com gratidão.

Veja Também